GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
24.3 C
Manaus
sexta-feira, abril 4, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

‘Tirou nosso mandato’ – Política – CartaCapital



O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) culpou a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pela sua derrota para Lula (PT) nas eleições de 2022. Segundo Bolsonaro, o episódio onde a parlamentar perseguiu um apoiador do petista com uma arma na véspera do segundo turno sacramentou a sua derrota.

“A Carla Zambelli tirou o mandato da gente. Ela tirou o mandato da gente”, disse Bolsonaro em entrevista ao podcast Inteligência Ltda. nesta segunda-feira 24.

“Aquela imagem, da forma com que foi usada, a Carla Zambelli perseguindo o cara. Aquilo teve gente falando: ‘olha, o Bolsonaro defende o armamento’. Mesmo quem não votou no Lula, anulou o voto. A gente perdeu”, afirmou o ex-presidente.

A deputada federal pode ser condenada a prisão e perder seu mandato graças ao episódio. Atualmente o Supremo Tribunal Federal tem 5 votos para condenar a parlamentar, a um voto de formar maioria para a condenação. O julgamento, entretanto, foi interrompido pelo ministro Nunes Marques nesta segunda-feira.

Relembre o caso

O episódio ocorreu na véspera do segundo turno de 2022, quando ela sacou uma arma e perseguiu um opositor pelas ruas de um bairro nobre da capital paulista. Na ocasião, ela também teria forçado que o homem permanecesse em um bar sob a mira do revólver.

Zambelli alegou ter agido em legítima defesa e perseguido o homem após ouvir tiros. Ela sustenta que ele estaria armado.

Para o relator do caso no STF, porém, a versão da deputada não se sustentou após investigações. Ele considerou a parlamentar culpada por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. A pena para os crimes, somadas, são de 5 anos e 3 meses de prisão. Zambelli também deve perder o mandato, conforme o voto do ministro.

Gilmar foi seguido, até aqui, por Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin.



Por: Carta Capital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Falhas já corrigidas pela Cisco estão sob ataque

Falhas já corrigidas pela Cisco estão sob ataque - CISO Advisor Ir para o conteúdo Fonte: CISO Advisor

Conselheiro do TCE-AM participará de evento preparatório da Conferência da ONU para discutir governança ambiental

O conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Júlio Pinheiro, participará da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, no período de 30 e...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo