spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Trump diz que Brasil está entre os países que querem mal aos EUA e cobram muita tarifa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a mencionar o Brasil nesta segunda-feira (27) entre os governos que “taxam demais”. Ele também incluiu o país no grupo dos que “querem mal” aos EUA, durante um discurso a correligionários na Flórida.

Coloque tarifas em países e pessoas estrangeiras que realmente nos querem mal”, disse Trump. “A China é um grande criador de tarifas. Índia, Brasil, tantos, tantos países. Então, não vamos deixar isso acontecer mais, porque vamos colocar a América em primeiro lugar, sempre colocar a América em primeiro lugar”, afirmou.

Trump fez a declaração ao defender que é preciso taxar produtos estrangeiros para favorecer a produção interna norte-americana.

O presidente já havia citado o Brasil em novembro, após ser eleito, como exemplo de país com excesso de tarifas alfandegárias sobre produtos americanos e disse que vai impor um tratamento semelhante às exportações estrangeiras.

Donald Trump

Trump fala em tratamento “recíproco”

Nós vamos tratar as pessoas de forma muito justa, mas a palavra ‘recíproco’ é importante. A Índia cobra muito, o Brasil cobra muito. Se eles querem nos cobrar, tudo bem, mas vamos cobrar a mesma coisa”, disse Trump à época durante entrevista coletiva realizada em Mar-A-Lago, em Palm Beach, na Flórida.

Trump repetiu nesta segunda que “tarifa” está entre as quatro palavras das quais hoje ele mais gosta. Antes de mencionar o Brasil, ele citou o atrito que teve com a Colômbia neste domingo (26). O país sul-americano inicialmente se recusou a receber voos com imigrantes deportados.

O presidente dos EUA reagiu e ameaçou colocar uma tarifa alfandegária de 25% em cima dos produtos colombianos. Mais tarde, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, recuou e aceitou receber os aviões, levando Trump recuar na promessa de sanção.

Sem Lula, Trump convoca cúpula com líderes latinos-americanos contra a China

O presidente Donald Trump convocou uma cúpula de chefes de estado latino-americanos,...

STF suspende reunião sobre menção a Toffoli no caso Master

O Supremo Tribunal Federal...

Bet, a feia: Esportes da Sorte pede que artista de Olinda pare com uso de marca em sátira

Por Mariama Correia – Agência Pública  Quem mora em Olinda, Pernambuco, ou já...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Recessão ainda é provável após suspensão de tarifas de Trump, diz JPMorgan

O JPMorgan Chase, maior banco do mundo, mantém sua previsão de recessão.O banco ainda vê 60% de chance de uma recessão...

Casados com robôs, solitários entre humanos

Uma mulher japonesa de 32 anos realizou uma cerimônia de casamento com...

Ex de Cauã Reymond marca Bella Campos em post após polêmica; veja

A modelo Mariana Goldfarb, 35, marcou Bella Campos, 27, em um post e chamou a atenção dos seguidores. A atitude aconteceu...