spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Trump diz que EUA “precisam ter” a Groenlândia para garantir segurança


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os Estados Unidos “precisam ter” a Groenlândia por questão de segurança.

Precisamos da Groenlândia para a segurança internacional. Precisamos dela. Temos que tê-la. E é uma ilha que, desde uma postura defensiva até uma [postura] ofensiva, é algo que precisamos, especialmente com o mundo do jeito que está”, disse Trump em entrevista ao podcast de Vince Coglianese.

“E teremos que tê-la. E… então, odeio colocar dessa forma, mas teremos que tê-la”, adicionou.

Questionado pelo apresentador se acreditava que os cidadãos da Groenlândia gostariam de fazer parte dos Estados Unidos, o presidente americano afirmou não saber, mas que é necessário convencê-los.

“Temos que ter essa terra porque não é possível defender adequadamente uma grande parte desta Terra — não apenas os Estados Unidos — sem ela. Então, temos que tê-la. E acho que a teremos”, ressaltou.

Entretanto, pesquisas de opinião mostraram que a maioria dos groenlandeses se opõem a se tornarem parte dos Estados Unidos. Manifestantes antiamericanos realizaram recentemente alguns dos maiores protestos já vistos na ilha.

Donald Trump tem feito diversas ameaças de anexar tanto a Groenlândia quanto o Canadá neste início de mandato. Autoridades canadenses e dinamarquesas criticaram as declarações do republicano.

A Groenlândia é um território semiautônomo que pertence à Dinamarca.

Visita de autoridades dos EUA

Um grupo de autoridades dos Estados Unidos devem visitar a Groenlândia nesta semana. A delegação incluirá o vice-presidente JD Vance.

Anteriormente, estava previsto que eles passariam por uma base militar dos EUA na ilha e compareceriam a uma corrida de trenós puxados por cães. Entretanto, após críticas de políticos groenlandeses e dinamarqueses, a visita foi limitada à base militar.

A decisão foi recebida com bons olhos pelo governo da Dinamarca, que havia dito anteriormente que os Estados Unidos fazem “pressão inaceitável” contra a Groenlândia.

“Acho muito positivo que os norte-americanos tenham cancelado sua visita à sociedade da Groenlândia. Em vez disso, eles visitarão sua própria base, Pituffik, e não temos nada contra isso”, comunicou o ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, à emissora DR.

*com informações da Reuters



Fonte: CNN Brasil

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...

Justiça suspende regras de escolas cívico-militares em SP

A Justiça suspendeu liminarmente...

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Por André Richter –  Agência Brasil O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Prefeitura de Manaus recupera asfalto em comunidade no bairro Lago Azul

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), recupera o asfalto no ramal do Acará, localizado no bairro Lago Azul, zona Norte. Os trabalhos, realizados pelo Distrito de Obras responsável pela área, foram intensificados nesta quinta-feira, 9/2.

Sustentabilidade ambiental e comunidades vulneráveis

Descubra como a sustentabilidade ambiental em projetos de urbanização pode transformar comunidades vulneráveis. Surpreenda-se com soluções criativas e impactantes!

Greve dos entregadores de aplicativo entra no segundo dia; veja impactos

A paralisação dos entregadores de aplicativos, iniciada na última segunda-feira (31), continua nesta terça-feira (1) em todo o Brasil. As manifestações,...