GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sábado, abril 5, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Trump diz que EUA “precisam ter” a Groenlândia para garantir segurança


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os Estados Unidos “precisam ter” a Groenlândia por questão de segurança.

Precisamos da Groenlândia para a segurança internacional. Precisamos dela. Temos que tê-la. E é uma ilha que, desde uma postura defensiva até uma [postura] ofensiva, é algo que precisamos, especialmente com o mundo do jeito que está”, disse Trump em entrevista ao podcast de Vince Coglianese.

“E teremos que tê-la. E… então, odeio colocar dessa forma, mas teremos que tê-la”, adicionou.

Questionado pelo apresentador se acreditava que os cidadãos da Groenlândia gostariam de fazer parte dos Estados Unidos, o presidente americano afirmou não saber, mas que é necessário convencê-los.

“Temos que ter essa terra porque não é possível defender adequadamente uma grande parte desta Terra — não apenas os Estados Unidos — sem ela. Então, temos que tê-la. E acho que a teremos”, ressaltou.

Entretanto, pesquisas de opinião mostraram que a maioria dos groenlandeses se opõem a se tornarem parte dos Estados Unidos. Manifestantes antiamericanos realizaram recentemente alguns dos maiores protestos já vistos na ilha.

Donald Trump tem feito diversas ameaças de anexar tanto a Groenlândia quanto o Canadá neste início de mandato. Autoridades canadenses e dinamarquesas criticaram as declarações do republicano.

A Groenlândia é um território semiautônomo que pertence à Dinamarca.

Visita de autoridades dos EUA

Um grupo de autoridades dos Estados Unidos devem visitar a Groenlândia nesta semana. A delegação incluirá o vice-presidente JD Vance.

Anteriormente, estava previsto que eles passariam por uma base militar dos EUA na ilha e compareceriam a uma corrida de trenós puxados por cães. Entretanto, após críticas de políticos groenlandeses e dinamarqueses, a visita foi limitada à base militar.

A decisão foi recebida com bons olhos pelo governo da Dinamarca, que havia dito anteriormente que os Estados Unidos fazem “pressão inaceitável” contra a Groenlândia.

“Acho muito positivo que os norte-americanos tenham cancelado sua visita à sociedade da Groenlândia. Em vez disso, eles visitarão sua própria base, Pituffik, e não temos nada contra isso”, comunicou o ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, à emissora DR.

*com informações da Reuters



Fonte: CNN Brasil

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Academia Arte da Dança abre inscrições para o workshop que acontece no dia 19 de agosto, em Manaus, ministrado pelo campeão da Danças dos...

O campeão da Danças dos Famosos, Rolon Ho e sua Parceira Thais Sousa, estarão em Manaus no dia 19 de agosto, sábado, ministrando aula...

Cientistas divulgam imagem surpreendente de buraco negro no centro da Via Láctea

Foto impressionante sugere que os buracos negros podem compartilhar características comuns A mais recente descoberta dos astrônomos está lançando luz sobre os mistérios dos buracos negros,...

Botafogo supera expulsão relâmpago e conquista Libertadores inédita

O futebol da América do Sul está oficialmente rendido ao Botafogo. Neste sábado (30), o Glorioso alcançou a maior conquista em 120 anos de...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo