GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, maio 23, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Trump diz que EUA “precisam ter” a Groenlândia para garantir segurança

[ad_1]

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os Estados Unidos “precisam ter” a Groenlândia por questão de segurança.

Precisamos da Groenlândia para a segurança internacional. Precisamos dela. Temos que tê-la. E é uma ilha que, desde uma postura defensiva até uma [postura] ofensiva, é algo que precisamos, especialmente com o mundo do jeito que está”, disse Trump em entrevista ao podcast de Vince Coglianese.

“E teremos que tê-la. E… então, odeio colocar dessa forma, mas teremos que tê-la”, adicionou.

Questionado pelo apresentador se acreditava que os cidadãos da Groenlândia gostariam de fazer parte dos Estados Unidos, o presidente americano afirmou não saber, mas que é necessário convencê-los.

“Temos que ter essa terra porque não é possível defender adequadamente uma grande parte desta Terra — não apenas os Estados Unidos — sem ela. Então, temos que tê-la. E acho que a teremos”, ressaltou.

Entretanto, pesquisas de opinião mostraram que a maioria dos groenlandeses se opõem a se tornarem parte dos Estados Unidos. Manifestantes antiamericanos realizaram recentemente alguns dos maiores protestos já vistos na ilha.

Donald Trump tem feito diversas ameaças de anexar tanto a Groenlândia quanto o Canadá neste início de mandato. Autoridades canadenses e dinamarquesas criticaram as declarações do republicano.

A Groenlândia é um território semiautônomo que pertence à Dinamarca.

Visita de autoridades dos EUA

Um grupo de autoridades dos Estados Unidos devem visitar a Groenlândia nesta semana. A delegação incluirá o vice-presidente JD Vance.

Anteriormente, estava previsto que eles passariam por uma base militar dos EUA na ilha e compareceriam a uma corrida de trenós puxados por cães. Entretanto, após críticas de políticos groenlandeses e dinamarqueses, a visita foi limitada à base militar.

A decisão foi recebida com bons olhos pelo governo da Dinamarca, que havia dito anteriormente que os Estados Unidos fazem “pressão inaceitável” contra a Groenlândia.

“Acho muito positivo que os norte-americanos tenham cancelado sua visita à sociedade da Groenlândia. Em vez disso, eles visitarão sua própria base, Pituffik, e não temos nada contra isso”, comunicou o ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, à emissora DR.

*com informações da Reuters

[ad_2]

Fonte: CNN Brasil

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Na posse, David Almeida promete ampliar atendimento básico de saúde e infraestrutura

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), tomou posse na noite desta quarta-feira (1°) para o segundo mandato (2025-2028). Ele prometeu inaugurar novas Unidades...

Divisão de inteligência contra extremistas pode ser permanente no DF

A divisão de inteligência criada após um extremista morrer ao detonar uma carga explosiva em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 13...
spot_imgspot_img