GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sábado, abril 5, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Trump e líder do Vietnã concordam em discutir acordo sobre tarifas em breve


O presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder do Vietnã, To Lam, concordaram nesta sexta-feira (4) em discutir um acordo para remover as tarifas, disseram os dois líderes após um telefonema que Trump disse ter sido “muito produtivo”, conforme o governo vietnamita intensificou seus esforços para evitar tarifas de 46%.

Dias antes do anúncio de Trump sobre as tarifas recíprocas que atingiram duramente o Vietnã, o país já havia cortado várias tarifas como parte de uma série de concessões aos EUA, que também incluíam promessas de comprar mais produtos norte-americanos, como aviões e produtos agrícolas.

“Acabei de ter uma ligação muito produtiva com To Lam, secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, que me disse que o Vietnã quer reduzir suas tarifas a ZERO se conseguir fazer um acordo com os EUA”, escreveu Trump em sua plataforma Truth Social.

“Agradeci a ele em nome do nosso país e disse que espero uma reunião em um futuro próximo”, acrescentou Trump.

Lam confirmou a ligação e a promessa de cortar as tarifas sobre os produtos norte-americanos. “Ao mesmo tempo, (Lam) propôs que os EUA apliquem taxas de impostos semelhantes aos produtos importados do Vietnã”, diz uma reportagem do portal do governo do Vietnã publicada logo após a postagem de Trump.

Os dois líderes concordaram que continuarão conversando “para assinar em breve um acordo bilateral” sobre tarifas, disse o governo vietnamita, acrescentando que Trump aceitou um convite para visitar o Vietnã em breve.

O país do Sudeste Asiático, que serve como uma importante base de fabricação para muitas empresas ocidentais, teve um superávit comercial com Washington que ultrapassou US$ 123 bilhões no ano passado.

As ações da Nike, Adidas e Puma caíram drasticamente depois que o Vietnã foi alvo de tarifas de 46% na última quarta-feira (3), já que o país abriga importantes operações para fabricantes globais de calçados. Mas algumas reverteram o curso após a publicação de Trump nesta sexta-feira.

Sem um acordo, a tarifa de 46% dos EUA seria aplicada às importações do Vietnã a partir de 9 de abril. O índice de ações de referência do país,, caiu 8,1% desde que Trump anunciou as tarifas há dois dias.

O Vietnã se preparava para enviar uma missão aos EUA na próxima semana, o que poderia selar um acordo sobre a compra de aviões Boeing por uma companhia aérea vietnamita, de acordo com um documento visto pela Reuters.

Separadamente, o Camboja também solicitou ao governo dos Estados Unidos, nesta sexta-feira, o adiamento da tarifa de 49% sobre seus produtos.

As taxas tarifárias recíprocas dos EUA sobre o Camboja e o Vietnã estão entre as mais altas.

“O Camboja se propõe a negociar com a administração de Vossa Excelência no momento mais conveniente”, disse o primeiro-ministro cambojano, Hun Manet, em uma carta a Trump, vista pela Reuters.

Cinco anos de Covid: como pandemia segue impactando pequenos negócios



Fonte: CNN Brasil

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Cientistas criam cão-robô que consegue se mover sem motores

Olhar Digital > Pro > Cientistas criam cão-robô que consegue se mover sem motores Robô quadrúpede se move com mecânica passiva, abrindo caminho para...

Supernovas podem ter causado duas extinções em massa na Terra, diz estudo

Supernovas violentas podem ter causado duas das maiores extinções em massa da Terra que nunca foram completamente explicadas, segundo uma teoria apresentada em...

O Brasil mais justo e seguro que desejo para Siena e Aurora

As mulheres são a maioria da população brasileira, do eleitorado nacional e também da minha família Numa retrospectiva dos meus 42 anos de vida pública,...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo