spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Trump pode ‘falar o que quiser’, mas Brasil está protegido contra crises internacionais – Política – CartaCapital



O presidente Lula (PT) afirmou nesta segunda-feira 7 que o Brasil está protegido contra crises econômicas internacionais mesmo em meio à disparada do dólar e a reação dos mercados globais ao ‘tarifaço’ anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na semana passada.

A declaração foi durante visita ao Centro de Logística do Mercado Livre no Brasil, em Cajamar, na região metropolitana de São Paulo. Ele mencionou Trump ao celebrar seus feitos na Presidência da República nos seus dois primeiros mandatos.

“Nós, pela primeira vez, fizemos uma reserva de 370 bilhões de dólares, o que segura esse País até hoje contra qualquer crise, qualquer crise. Mesmo o presidente Trump falando o que ele quer falar, o Brasil está seguro porque nós temos um colchão de 350 bilhões que dá ao Brasil e ao Fernando Haddad [ministro da Fazenda] uma certa tranquilidade”, declarou o petista.

O montante ao qual Lula fez referência representa o valor disponível em reservas cambiais, ativos financeiros em moeda estrangeira que um País mantém para garantir a sua estabilidade econômica. Para o presidente, apesar do cenário externo adverso, as reservas acumuladas desde seu governo anterior continuam sendo um escudo de proteção para o Brasil.

Em comunicado publicado na semana passada, o Itamaraty classificou a decisão de impor uma taxa de 10% aos produtos brasileiros como uma violação das regras da Organização Mundial do Comércio e disse que avalia formas de resposta. No mesmo dia, o Congresso Nacional aprovou um projeto que permite revidar com sanções comerciais países que não mantenham uma relação de isonomia econômica.

As tarifas recíprocas impostas pelos EUA sobre as importações de mais de 180 países começaram a vigorar no sábado 5, e já provocaram reações da China, que impôs retaliações.

Durante a cerimônia desta segunda, o Mercado Livre anunciou investimento de 34 bilhões de reais no Brasil neste ano. Até o fim de 2025, a operação de comércio eletrônico mais que dobrará o número de funcionários no País em comparação com o ano passado, para 50 mil colaboradores. Serão abertos 14 mil postos de trabalho.

Fundado em 1999, o grupo soma 84 mil funcionários diretos. Além da plataforma de comércio eletrônico e do banco digital Mercado Pago, a empresa conta com os negócios de Mercado Ads (anúncios digitais), Mercado Envios (logística) e Mercado Livre VIS (classificados de veículos, imóveis e serviços).



Por: Carta Capital

Flávio ameaça apoiar Moro no Paraná para frear candidatura presidencial de Ratinho Jr.

Por Raphael Di Cunto (Folhapress) – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ameaça apoiar...

Camex zera tarifa de importação para mais de 1 mil produtos

O Comitê-Executivo de Gestão...

Após protestos, Trump vai retirar agentes de imigração de Minnesota

Por Brasil de Fato O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (12)...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Com início da restituição do Imposto de Renda, Serasa alerta idosos sobre golpes financeiros

Restituição do Imposto de Renda tem primeiro lote programado para 31 de maio, com prioridade a pessoas com 80 anos ou mais, com 60...

US$ 25 bi iniciais podem destravar os US$ 100 bi, diz presidente da COP30

O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima 2025 (COP30), afirmou nesta segunda-feira...