spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Ucrânia fecha acordo e atende desejo de Trump por minerais


Os governos dos Estados Unidos e da Ucrânia assinaram, nesta quarta-feira (30), um acordo que garante acesso, aos estadunidenses, aos minerais de terras raras de Kiev. Em troca, será criado um fundo de investimentos para a reconstrução do país do Leste Europeu.

O anúncio foi feito pelo secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e pela ministra do Desenvolvimento Econômico e Comércio da Ucrânia, Iulia Sviridenko, que está em Washington (EUA). 

“Este acordo sinaliza claramente à Rússia que o governo [Donald] Trump está comprometido com processo de paz centrado em uma Ucrânia livre, soberana e próspera a longo prazo”, disse Bessent.

Acordo não garante acesso irrestrito às riquezas naturais da Ucrânia (Imagem: Drop of Light/Shutterstock)

De olho nas riquezas

  • Há poucos detalhes sobre o desfecho das negociações, que vêm se desenrolando desde o retorno de Donald Trump à Casa Branca;
  • Havia a expectativa por uma assinatura durante a visita do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a Washington em fevereiro, mas o encontro no Salão Oval foi encerrado antes disso;
  • Segundo a imprensa estadunidense, o acordo não garante acesso irrestrito às riquezas naturais da Ucrânia. Kiev continuará como proprietária das terras e terá controle total sobre sua exploração;
  • Todos os recursos em nosso território e em águas territoriais pertencem à Ucrânia”, escreveu Sviridenko, no X. “É o Estado ucraniano que determina o que e onde extrair. O subsolo permanece sob propriedade ucraniana — isso está claramente estabelecido no Acordo.”

A Ucrânia possui depósitos de 22 dos 50 materiais classificados como críticos pelo Serviço Geológico dos EUA, de acordo com a CNN. Há matéria-prima essencial para a produção de eletrônicos, tecnologias de energia limpa e alguns sistemas de armas.

Leia mais:

O que ganha a Ucrânia?

O acordo garantirá aos ucranianos metade de todos os lucros obtidos com novos empreendimentos minerais no país europeu. Os recursos serão destinados integralmente a projetos dentro da Ucrânia, segundo o primeiro-ministro Denis Shmigal.

Parte do lucro obtido com a exploração das terras será usada para a reconstrução do país europeu (Imagem: Sergiy Palamarchuk/Shutterstock)

Kiev tinha esperança de obter garantias militares dos EUA na guerra contra os russos. Trump recusou a proposta, alegando que o acordo deveria ser fechado antes de qualquer promessa por parte dos estadunidenses.

Na época, Zelensky descreveu o rascunho do acordo como forma de pedir que ele “vendesse” seu país — e Trump chegou a suspender auxílios às forças ucranianas, medida que acabou sendo revertida posteriormente.

Ao que tudo indica, Kiev não terá garantias nesse sentido, de acordo com o jornal The Washington Post. O tratado, no entanto, “afirma o alinhamento estratégico a longo prazo” entre os países com apoio “à segurança, prosperidade, reconstrução e integração da Ucrânia”.




Fonte: Olhar Digital

Flávio ameaça apoiar Moro no Paraná para frear candidatura presidencial de Ratinho Jr.

Por Raphael Di Cunto (Folhapress) – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ameaça apoiar...

Camex zera tarifa de importação para mais de 1 mil produtos

O Comitê-Executivo de Gestão...

Após protestos, Trump vai retirar agentes de imigração de Minnesota

Por Brasil de Fato O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (12)...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Justiça não se posterga: a consciência negra exige julgamentos que transformem

Por Frei David Santos e Márlon Reis* No Mês da Consciência Negra, o Brasil...

Diabetes: cientistas criam ‘insulina inteligente’ que regula níveis de glicose por até 1 semana com apenas uma aplicação

Cientistas da Universidade de Zhejiang, em parceria com pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, desenvolveram um tipo de insulina "inteligente"...

Vakinha solidária busca ajudar Kaline Milena a reconstruir o sorriso e a vida

A promotora de eventos Kaline Milena, de 30 anos, foi brutalmente agredida na madrugada desta segunda-feira (7), em Manaus, pelo então namorado, o cantor...