spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

UE convoca reunião de emergência após anúncio de tarifas dos EUA


A União Europeia convocou uma reunião de emergiência entre os embaixadores dos países do bloco para este domingo (18) após o presidente dos EUA, Donald Trump, prometer uma onda de tarifas crescentes sobre aliados europeus até que os EUA possam comprar a Groenlândia. A reunião está prevista para às 17h (horário local).

Chipre, que detém a presidência rotativa da UE por seis meses, disse no final deste sábado que havia convocado a reunião para domingo.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (17) uma tarifa de 10% sobre os países que enviaram tropas à Groenlândia para exercícios militares na Operação Arctic Endurance, após o republicano ameaçar anexar a ilha.

Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia – países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) – serão taxadas a partir do dia 1º de fevereiro, e o valor da tarifa será aumentado para 25% a partir de junho, segundo Trump. O presidente dos EUA afirmou que tarifa será cobrada até que um acordo seja firmado para a compra total da Groenlândia.

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, afirmou nesta sábado que a União Europeia está avaliando uma resposta às ameaças de tarifas feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, relacionadas à Groenlândia. Segundo Costa, a UE mantém uma posição firme na defesa do direito internacional.

“O que podemos afirmar é que a União Europeia será sempre muito firme na defesa do direito internacional, onde quer que ele esteja, o que, naturalmente, começa no território dos Estados-membros da União Europeia”, disse. A declaração ocorreu após a assinatura do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.

Trump
Donald Trump, anunciou neste sábado (17) uma tarifa de 10% sobre os países que enviaram tropas à Groenlândia

Macron diz que ameaça de Trump é inaceitável

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou neste sábado que a ameaça de tarifas impostas pelos Estados Unidos à Groenlândia é inaceitável. “Nenhuma intimidação ou ameaça nos influenciará, nem na Ucrânia, nem na Groenlândia, nem em qualquer outro lugar do mundo quando nos depararmos com tais situações”, escreveu Macron em publicação na rede social X.

“As ameaças de tarifas são inaceitáveis e não têm lugar neste contexto. Os europeus responderão a elas de forma unida e coordenada caso se confirmem”, afirmou.





ICL – Notícias

Flávio ameaça apoiar Moro no Paraná para frear candidatura presidencial de Ratinho Jr.

Por Raphael Di Cunto (Folhapress) – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ameaça apoiar...

Camex zera tarifa de importação para mais de 1 mil produtos

O Comitê-Executivo de Gestão...

Após protestos, Trump vai retirar agentes de imigração de Minnesota

Por Brasil de Fato O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (12)...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

TCE-AM julga contas irregulares e multa ex-gestora do SPA Danilo Corr

A diretora-geral do Serviço de Pronto Atendimento Danilo Corrêa (SPA Danilo Corrêa) no ano de 2019, Patrícia Carvalho, teve as contas julgadas irregulares pelo...

Desvio de recursos públicos na aquisição de garrafões de água vencidos motiva investigação do MP em Barcelos

Itens estavam armazenados na garagem municipal e seriam distribuídos a moradores de áreas ribeirinhas afetadas pela seca em julho de 2024 A aquisição de garrafões...