spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Uma vez por ano, esta ilha fica em silêncio absoluto


Em vez de fogos de artifício, o Ano-Novo na ilha de Bali é marcado por silêncio, contemplação e nenhuma eletricidade

bali-1920x1080
(Imagem: muratart/Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

Para nós, a chegada do Ano-Novo pode até ser sinônimo de fogos de artifício e muita festa, mas, na ilha considerada uma das mais famosas do mundo, o Réveillon é seguido por um dia inteiro de completo silêncio. Em Bali, na Indonésia, os sons acalorados que marcam a passagem do ano dão lugar a 24 horas de jejum, meditação e, principalmente, eletricidade zero.

Entenda:

  • Nada de fogos de artifício, música e dança: em Bali, na Indonésia, o Ano-Novo é marcado por silêncio absoluto;
  • No primeiro dia do novo ano balinês, chamado de Nyepi, é proibido sair de casa – e autoridades locais patrulham as ruas para garantir que a regra seja cumprida;
  • Por 24 horas, nem mesmo hotéis e aeroportos podem funcionar;
  • A véspera do Nyepi, porém, chamada de Ngrupuk, é marcada por desfiles, rituais e bastante barulho, limpando todas as energias para receber o novo ano com renovação.
Ano-Novo em Bali é marcado por silêncio absoluto. (Imagem: muratart/Shutterstock)

Não à toa, o Nyepi também é conhecido como Dia do Silêncio: a festividade começa no Isakawarsa – primeiro dia do ano no Calendário Saka, que combina as fases da lua ao ano solar – e, por 24 horas, é proibido sair de casa. Os hotéis não fazem check-in ou check-out de hóspedes e nem mesmo os aeroportos funcionam, e os únicos na rua são as autoridades locais, garantindo que a ilha inteira esteja parada.

Leia mais:

Ano-Novo na ilha de Bali é marcado por silêncio total

Apesar do Dia do Silêncio, se engana quem pensa que o Ano-Novo em Bali não é nem um pouco agitado. Na verdade, o Nyepi é precedido por dias de festa marcados por rituais únicos. No Ngrupuk – a véspera do Ano-Novo –, monstros gigantes de papel machê desfilam pela ilha representando espíritos malignos.

Véspera do Ano-Novo em Bali tem desfiles e festas no Ngrupuk. (Imagem: CatwalkPhotos/Shutterstock)

O Ngrupuk é uma forma de “descarregar” todo o barulho antes do Nyepi. À CNN, Wayan Ari, nativo da ilha de Bali, diz que é tradição sair pelas ruas “carregando tochas, fazendo muito barulho, cuspindo tempero local meswi em cada canto dos prédios do nosso complexo residencial e construindo uma cruz, ou tapakdara, de calcário branco aos pés dos nossos santuários familiares”.

A celebração do Ngrupuk é voltada à limpeza de energias negativas, começando o novo ano com renovação e, no Dia do Silêncio, contemplar a si mesmo e “refletir sobre os valores da nossa humanidade, amor, paciência e gentileza que devem estar dentro de nós pelo resto de nossas vidas”.


Ana Julia Pilato

Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é colaboradora do Olhar Digital




Fonte: Olhar Digital

Sem Lula, Trump convoca cúpula com líderes latinos-americanos contra a China

O presidente Donald Trump convocou uma cúpula de chefes de estado latino-americanos,...

STF suspende reunião sobre menção a Toffoli no caso Master

O Supremo Tribunal Federal...

Bet, a feia: Esportes da Sorte pede que artista de Olinda pare com uso de marca em sátira

Por Mariama Correia – Agência Pública  Quem mora em Olinda, Pernambuco, ou já...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Caiu aí? YouTube passa por instabilidades nesta terça-feira (6)

Site Downdetector registrou dois picos de reclamação em um intervalo de três horas Compartilhe esta matéria Se você está tentando assistir vídeos no YouTube nesta...

Porto em Manacapuru, no Amazonas, desaba em meio a obras

Um desastre de grandes proporções atingiu o Porto da Terra Preta, em Manacapuru, no Amazonas, na tarde desta segunda-feira (7). A terra que sustentava...