GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
24.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 3, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

UP organiza dia atos pelo fim da escala 6×1


Por Laura Kotscho

A luta pelo fim da escala de trabalho 6×1 foi pauta de manifestações que aconteceram em diversas cidades na  quarta-feira (19). O ato foi organizado pelo partido Unidade Popular (UP) e tomou praças e shoppings de pelo menos 20 estados do Brasil.

De acordo com Amanda Bispo, integrante do diretório nacional da UP, o partido decidiu fortalecer o movimento Vida Além do Trabalho (VAT), criando o Dia Nacional Pelo Fim da Escala 6×1. “As condições de trabalho estão precarizadas, os salários são irrisórios, o gás está alto e o transporte cada vez mais caro. As pessoas não têm tempo de ter contato com a família. A classe trabalhadora está indignada”, justifica Amanda.

UP FIM ESCALA 6X1

Ato pelo fim da escala 6×1 reuniu quase 500 pessoas no Shopping Metro Itaquera / Foto: Bia Borges

A escolha de shoppings para a realização dos atos não é aleatória, mas a expressão mais clara da escala 6×1, uma vez que quase todos os trabalhadores estão submetidos à essa jornada laboral.

A adesão dos trabalhadores superou as expectativas dos organizadores do movimento. Em São Paulo, a manifestação no Shopping Metro Itaquera reuniu quase 500 pessoas.

De acordo com Leo Péricles, presidente nacional da UP, os funcionários da praça de alimentação demonstraram grande apoio à causa. “Isso mostra que realmente as pesquisas estão corretas ao afirmar que mais de 75% dos trabalhadores são contra a escala”, afirmou.

UP FIM ESCALA 6X1Trabalhadores da praça de alimentação demonstraram apoio ao ato pelo fim da escla 6×1 / Foto: Bia Borges

Jornada de atos pelo fim da escala 6×1

A manifestação faz parte de uma jornada de atos organizados pela Unidade Popular. Na agenda já estão previstos atos para os dias 30 de março, 1° de abril e 1° de maio, dia do trabalhador. Para Amanda, esta data “não é um dia de comemoração, mas um dia de luta, de greve, para mudar a realidade da classe trabalhadora”.

“Para dar continuidade  a essa luta, nós entendemos que é necessário uma grande greve nacional, então no dia 1°de maio vai ser um dia de luta. Vamos lutar pelos nossos direitos e pelo fim da escala 6×1. Nós defendemos a escala 4×3”, complementou Leo Péricles.

 



Fonte: ICL Notícias

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Bioeconomia na Amazônia pauta agenda de Secretário do MDIC em Manaus

O Secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (SEV/MDIC), Rodrigo Rollemberg, cumpre agenda oficial em Manaus...

Seminário sobre administração pública e democracia brasileira encerra as comemorações dos 73 anos do TCE-AM

Com cinco mesas de debates sobre o controle da gestão pública, o seminário “O Controle da Administração Pública e a Democracia Brasileira” encerrou, na...

A Voz da Terra: Um Grito de Alerta à Humanidade

“Em um tempo que se perde no tempo, tudo era somente potência. A Terra era informe e vazia; contudo, o Espírito da Vida estava...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo