spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

usuários de aparelhos roubados se apresentam à polícia


Na semana passada, mensagens começaram a ser enviadas via WhatsApp aos portadores de celulares roubados no Brasil

Montagem de pessoa segurando celular com logotipo do aplicativo Celular Seguro na tela
(Imagem: Divulgação)

Compartilhe esta matéria

O envio de mensagens pelo Ministério da Justiça tem ajudado na recuperação de celulares com restrições por furto, roubo ou extravio no Brasil. A iniciativa faz parte do programa Celular Seguro, criado com o intuito de combater roubos e furtos dos dispositivos.

Na semana passada, o governo federal começou a enviar as notificações para os aparelhos irregulares. Desde então, algumas pessoas já se apresentaram espontaneamente à Polícia Civil e três celulares foram recuperados.

Aparelhos serão devolvidos aos donos

Três desses usuários são do Ceará. Eles já foram ouvidos pela polícia e não têm antecedentes criminais. Dois dos três celulares recuperados serão devolvidos em Fortaleza. Um dos aparelhos pertence a uma professora.

O envio das mensagens tem como objetivo desestimular o comércio ilegal dos aparelhos roubados no país. Para isso, sempre que um novo chip for inserido em um celular com registro de restrição e o aparelho voltar a se conectar à rede, o sistema envia um alerta automático ao novo número.

Mensagem enviada para os celulares roubados (Imagem: divulgação/Ministério da Justiça)

A mensagem informa que há um bloqueio ativo sobre o IMEI e orienta o usuário a acessar o site celularseguro.gov.br para regularizar a situação. No site do programa, o cidadão recebe as instruções de como proceder.

Se tiver a nota fiscal, ele deve comparecer a uma delegacia para comprovar a posse do aparelho. Já se não tiver o documento comprovando a compra legal, é incentivado a devolver o celular de forma voluntária.

O comparecimento espontâneo pode evitar a abertura de inquérito policial e a responsabilização por crimes como receptação.

Leia mais

Acesse a sua conta do Gov.br (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)
Programa pode ser acessado a partir da conta Gov.br (Imagem: reprodução/Olhar Digital)

Celular Seguro foi lançado no final de 2023

  • Desde que foi lançada, a iniciativa conta com mais de 2,4 milhões de usuários e cerca de 100 mil alertas de bloqueio foram emitidos.
  • O programa funciona como um botão de emergência que aciona a Anatel, as operadoras de telefonia e os bancos, de forma rápida, para impedir que os bandidos tenham acesso aos dados do aparelho.
  • Quem se cadastra pode indicar pessoas da sua confiança, que estarão autorizadas a efetuar os bloqueios, caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado. 
  • É possível cadastrar quantos números quiser no app, mas eles precisam estar vinculados ao CPF do titular da linha para que o bloqueio seja efetivado. 
  • Após o registro da ocorrência relacionada ao aparelho, bancos e instituições financeiras que aderiram ao projeto bloquearão suas contas.  
  • Mas atenção: não é possível desbloquear o aparelho por meio da ferramenta.  
  • Assim, caso você emita um alerta de perda, furto ou roubo, mas recupere o telefone em seguida, terá que solicitar os acessos entrando em contato com a operadora e os bancos, entre outros.


Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.




Fonte: Olhar Digital

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Ofertas do dia: aproveite até 40% off em caixas de som Bluetooth

Confira uma seleção de caixas de som em oferta na Amazon e aproveite os descontos para economizar na sua compra! Compartilhe esta matéria Se você...

Relatório da OEA reconhece ‘instituições democráticas fortes’ no Brasil e contraria extrema direita

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos)...