spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Veja a repercussão internacional do julgamento que tornou Bolsonaro réu por trama golpista – Política – CartaCapital



Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal votaram, nesta quarta-feira 26, por tornar réu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acusado de envolvimento na trama golpista de 2022. O caso de grande repercussão no Brasil também foi mencionado com destaque nos principais jornais e veículos de imprensa do mundo.

As publicações destacam, por exemplo, o papel de Bolsonaro no plano para tomar o poder de forma autoritária no Brasil, que incluiu até o possível assassinato do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu vice Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do Supremo Alexandre de Moraes.

Veja a repercussão:

O jornal norte-americano The New York Times, por exemplo, diz que a decisão do STF é “um marco significativo para tornar Bolsonaro responsável por suas insistentes declarações e tentativas de minar a confiança brasileira no processo eleitoral”. A publicação destaca a declaração de Moraes de que Bolsonaro “sabia, participou e discutiu” os passos da trama golpista.

Na França, o Le monde optou por dar destaque a unanimidade na votação da Primeira Turma para aceitar a denúncia contra Bolsonaro. Foram 5 votos a 0 em favor de dar seguimento ao processo contra o ex-presidente e outros sete alvos. A publicação faz, também, um resumo sobre a denúncia oficializada pelo Procurador-Geral da República, Paulo Gonet.

Começando a matéria com a frase “que um presidente seja submetido a um julgamento político ou penal não é novidade no Brasil, mas o inédito é que ele vá sentar-se ao banco de réu por golpismo”, o jornal espanhol El País resgatou o balanço que mostra que dos oito presidentes que governaram o Brasil após a ditadura militar, sete foram denunciados por diferentes delitos. O caso de Lula (PT) é mencionado: o petista foi julgado e condenado por corrupção em uma série de casos anulados por erro e parcialidade na condução dos julgamentos, conforme menciona o diário europeu. “Essa é a primeira vez que a tentativa de golpismo aparece nos tribunais brasileiros”, menciona ainda o El País.

O canal de notícias público do Catar, Al Jazeera, por sua vez, destacou a trajetória do ex-presidente antes do caso chegar ao tribunal. A rede árabe aponta as súplicas de Bolsonaro contra o julgamento, além de listar a esperança do ex-capitão de que Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos, atue para evitar uma eventual condenação do aliado.

Na BBC, em Londres, a linha temporal da trama golpista é o destaque. A publicação detalha também a participação da Polícia Federal nas investigações após os atentados de 8 de Janeiro e a vasta lista de provas trazidas no relatório de 884 páginas entregue ao Procurador-Geral da República.



Por: Carta Capital

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...

Justiça suspende regras de escolas cívico-militares em SP

A Justiça suspendeu liminarmente...

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Por André Richter –  Agência Brasil O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

“Garota do Momento“: Beatriz desiste do amor por Beto, que volta com Bia

Nesta semana, uma nova reviravolta promete movimentar os acontecimentos de “Garota do Momento”. Na trama, Beatriz (Duda Santos) desistirá do amor...

Luisa González diz que não reconhecerá os resultados do segundo turno

A candidata correísta à presidência do Equador, Luisa González, se recusou a aceitar os resultados de sua derrota para Daniel Noboa...

Com ensino forte e proposta global, Palas Atena consolida modelo de alta performance em Manaus

  _Projeto pedagógico é focado em resultados acadêmicos, formação humanizadora e experiências internacionais, proporcionando uma educação integral que prepara alunos para um mundo em constante...