Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal votaram, nesta quarta-feira 26, por tornar réu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acusado de envolvimento na trama golpista de 2022. O caso de grande repercussão no Brasil também foi mencionado com destaque nos principais jornais e veículos de imprensa do mundo.
As publicações destacam, por exemplo, o papel de Bolsonaro no plano para tomar o poder de forma autoritária no Brasil, que incluiu até o possível assassinato do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu vice Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do Supremo Alexandre de Moraes.
Veja a repercussão:
O jornal norte-americano The New York Times, por exemplo, diz que a decisão do STF é “um marco significativo para tornar Bolsonaro responsável por suas insistentes declarações e tentativas de minar a confiança brasileira no processo eleitoral”. A publicação destaca a declaração de Moraes de que Bolsonaro “sabia, participou e discutiu” os passos da trama golpista.
Na França, o Le monde optou por dar destaque a unanimidade na votação da Primeira Turma para aceitar a denúncia contra Bolsonaro. Foram 5 votos a 0 em favor de dar seguimento ao processo contra o ex-presidente e outros sete alvos. A publicação faz, também, um resumo sobre a denúncia oficializada pelo Procurador-Geral da República, Paulo Gonet.
Começando a matéria com a frase “que um presidente seja submetido a um julgamento político ou penal não é novidade no Brasil, mas o inédito é que ele vá sentar-se ao banco de réu por golpismo”, o jornal espanhol El País resgatou o balanço que mostra que dos oito presidentes que governaram o Brasil após a ditadura militar, sete foram denunciados por diferentes delitos. O caso de Lula (PT) é mencionado: o petista foi julgado e condenado por corrupção em uma série de casos anulados por erro e parcialidade na condução dos julgamentos, conforme menciona o diário europeu. “Essa é a primeira vez que a tentativa de golpismo aparece nos tribunais brasileiros”, menciona ainda o El País.
O canal de notícias público do Catar, Al Jazeera, por sua vez, destacou a trajetória do ex-presidente antes do caso chegar ao tribunal. A rede árabe aponta as súplicas de Bolsonaro contra o julgamento, além de listar a esperança do ex-capitão de que Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos, atue para evitar uma eventual condenação do aliado.
Na BBC, em Londres, a linha temporal da trama golpista é o destaque. A publicação detalha também a participação da Polícia Federal nas investigações após os atentados de 8 de Janeiro e a vasta lista de provas trazidas no relatório de 884 páginas entregue ao Procurador-Geral da República.
Por: Carta Capital