GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sábado, abril 5, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

‘Vi se afogando’, diz irmã de homem desaparecido em igarapé de Manaus



Joseane Feitosa e Josiel Feitosa; irmã viu homem se afogar depois de ser arrastado para igarapé (Composição: Lucas Oliveira/CENARIUM)

05 de março de 2025

Letícia Misna – Da Cenarium

MANAUS (AM) – As buscas pelo ajudante de pedreiro Josiel Feitosa, de 36 anos, desaparecido em um igarapé durante a chuva em Manaus, continuaram nesta quarta-feira, 5. À CENARIUM, familiares do homem relataram detalhes do momento em que ele foi arrastado pela força da água no bairro Zumbi dos Palmares, Zona Leste, nessa terça-feira, 4.

A irmã de Josiel, Joseane Feitosa, contou que viu o homem se aproximar do igarapé durante a chuva e, depois, se afogar. Segundo ela, o irmão tentou atravessar o curso d’água. “Eu estava na janela da minha casa olhando que o igarapé estava cheio, foi quando eu vi ele descendo e se afogando, aí eu comecei a gritar”, relatou.

Joseane Feitosa, irmã da vítima (Ricardo Oliveira/CENARIUM)

De acordo com Joseane Feitosa, o irmão chegou a agarrar-se a um tronco, mas não conseguiu segurar por muito tempo. “Acho que não teve mais força e a água levou. A gente não soube mais de nada”, disse.

Joseane ainda desmentiu a informação que circula na imprensa de que Josiel teria pulado no igarapé para salvar duas crianças. “Minha tia me disse que ele pulou dali da casa dela, ele tentou pular para atravessar e não conseguiu. Não tem criança. Falaram que ele pulou para salvar os filhos, mas os filhos dele estão aqui todos bem. São conversas que estão inventando”, acrescentou.

LEIA TAMBÉM

Ponte caída

De acordo com os moradores da área, no local passava uma única ponte de madeira, principal via de ligação de uma parte do bairro a outra. Durante a enchente, a ponte foi arrastada, retirando, assim, o único elo entre as margens. Foi nesse momento que Josiel teria pulado para atravessar o igarapé.

“A gente precisa ficar se humilhando para eles [autoridades responsáveis] fazerem uma ponte que preste e eles só fazem ponte de madeira. E o que aconteceu agora? O cidadão está sumido. Não precisava ter acontecido isso. Poderia ser um parente meu. Não sabemos se ele está vivo, se ele está morto, se ele está preso. Porque a gente não tem resposta nenhuma. Mas, por quê? Porque eles não fizeram uma coisa digna para nós”, declarou Arlene de Melo, moradora da área.

Ponte ligava as ruas Doutora Telma e Doutora Marilza, no bairro Zumbi dos Palmares, antes de ser arrastada por enchente em Manaus (Divulgação)

A irmã de Josiel também relatou à CENARIUM que mora na margem do igarapé há dois anos. Segundo ela, a água sempre sobe com as chuvas, mas nunca chegou ao ponto de invadir a casa de alguém, diferente do que ocorreu ontem.

No local, restauram somente os destroços da ponte de madeira (Ricardo Oliveira/CENARIUM)

Para Joseane, a subida incomum do igarapé começou após o início de uma construção de prédios na Comunidade da Sharp, localizada nas proximidades.

Igarapé onde Josiel caiu (Luiz André Nascimento/CENARIUM)

Até as 14h desta quarta-feira, Josiel Feitosa ainda não havia sido encontrado. O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e a Defesa Civil seguem nas buscas.  

Editado por Marcela Leiros
Revisado por Gustavo Gilona



Fonte: Agência Cenarium

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

FST traz a Manaus Marcel Pinheiro, um dos principais nomes do Marketing Esportivo do Brasil

No próximo dia 26 (terça-feira), estudantes e profissionais de Publicidade, Marketing e Propaganda terão a oportunidade de assistir, gratuitamente, à palestra de Marcel Pinheiro,...

Casa Mamãe Margarida recebe ação social para apoio ao bem-estar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

A Casa Mamãe Margarida, instituição fundada em 1986 que atende crianças e adolescentes do sexo feminino em situação de vulnerabilidade, recebe no dia 10...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo