Um jornalista paraguaio presente no Allianz Parque na vitória do Palmeiras sobre o Cerro Porteño, nesta quarta-feira (9), pela Libertadores, flagrou um torcedor palmeirense imitando um macaco para torcedores do time de Assunção.
O vídeo, feito pelo repórter Mathias René Lugo Martínez, foi compartilhado pelo perfil do programa Fútbol Club, da rádio La Unión R800 AM.
Nas imagens, é possível ver o torcedor do Palmeiras primeiro mostrando o dedo do meio aos paraguaios, e depois imitando um macaco.
Em outro vídeo, também gravado pelo jornalista, um outro palmeirense esfrega os dedos polegar e indicador, em gesto comumente utilizado para tratar de dinheiro, numa alusão à diferença econômica entre brasileiros e paraguaios.
Jogo cercado de preocupações com racismo
O duelo entre Palmeiras e Cerro Porteño gerou preocupações por parte das autoridades em razão dos episódios de racismo no confronto entre as equipes pela Libertadores Sub-20, em março.
Na ocasião, os jogadores palmeirenses Figueiredo e Luighi foram chamados de “macaco” por torcedores do Cerro.
Após pressão do Palmeiras e da presidente alviverde Leila Pereira, o clube paraguaio foi multado pela Conmebol em 50 mil dólares, além de portões fechados para o restante da competição sub-20.
Palmeiras e Cerro Porteño ainda se enfrentarão mais uma vez pela fase de grupos nesta edição da Copa Libertadores. O duelo que será disputado em Assunção, pela quarta rodada, está marcado para o dia 7 de maio.
Estêvão é chamado de “novo Neymar” por ingleses em lista da Libertadores
Fonte: CNN Brasil