Vieira e Rubio conversam ao telefone para preparar encontro de Lula e Trump nos EUA


O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou por telefone neste sábado (31) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, para alinhar os preparativos da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Washington. Na capital norte-americana, o presidente brasileiro deve se reunir com o líder dos EUA, Donald Trump.

A realização da visita foi acertada na última segunda-feira (26), durante uma ligação entre Lula e Trump. A data do encontro, porém, só será definida após as viagens de Lula à Índia e à Coreia do Sul, previstas para fevereiro.

Segundo o Itamaraty, a conversa entre Vieira e Rubio também incluiu temas da agenda bilateral, como comércio e cooperação na área de segurança.

No diálogo mais recente entre Lula e Trump, os dois discutiram a proposta de um Conselho de Paz. O presidente brasileiro ainda não decidiu se o Brasil participará da iniciativa, mas apresentou duas sugestões ao governo norte-americano.

Lula defendeu que o eventual órgão se concentre na questão de Gaza e contemple a criação de assentamentos para a Palestina. Ele também reiterou a necessidade de uma reforma ampla na Organização das Nações Unidas (ONU).

Os presidentes ainda abordaram indicadores econômicos de seus países e trocaram avaliações sobre a situação na Venezuela. Lula destacou a importância de manter a paz e a estabilidade na região, além de promover o bem-estar da população venezuelana.

 





ICL – Notícias

Internado, Parreira passa por cirurgia no Rio de Janeiro

Guilherme Jeronymo – da Agência Brasil O técnico Carlos Alberto Parreira, de 83...

Número de mortos por terremoto na Venezuela sobe para 1.450

Os terremotos ocorridos na...

Caos climático: El Niño ameaça SP com fogo, temporal e seca

Por Clayton Castelani (Folhapress) – A chuva acima da média em São Paulo neste início de inverno,...

Amazonas Repórter

Tudo

Onda de calor extrema deixa ao menos 18 mortos na França

Uma intensa onda de calor que atinge diversos países europeus já provocou...

Mais uma montadora chinesa pode vir ao Brasil

O Brasil pode receber mais uma montadora elétrica chinesa nos próximos anos. A informação é do vice-presidente da XPeng, Brian Gu, em entrevista...

PGR se manifesta contra revisão da condenação de Bolsonaro

A Procuradoria-Geral da República...