GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
30.3 C
Manaus
sábado, abril 5, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Visita ao último igarapé limpo de Manaus emociona estudantes



Kiuya, aluna da rede pública de ensino de Manaus (AM), em visita ao igarapé Água Branca (Ricardo Oliveira/Cenarium)

20 de março de 2025

Letícia Misna – Da Cenarium

MANAUS (AM) – Próximo ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, alunos da rede pública de Manaus conheceram Água Branca, o último igarapé limpo de Manaus, localizado no bairro Tarumã, Zona Oeste. Para a maioria deles, foi a primeira vez que puderam ter contato com uma água natural que ainda não virou depósito de lixo.

Estudantes da rede pública de ensino de Manaus em visita ao Água Branca (Ricardo Oliveira/Cenarium)

Parte do Água Branca passa por dentro de um sítio pertencente ao jornalista e ativista Jó Fernandes Farah. Presidente da Organização Não Governamental (ONG) Mata Viva, ele e seus companheiros cuidam da nascente, lutando por sua preservação há mais de 20 anos. É por meio de projetos da Mata Viva que crianças podem participar de excursões como essa e ter contato com a água limpa.

Uma dessas crianças foi Thayla Pereira, de 11 anos. Aluna do 6º ano do Ensino Fundamental, a estudante destacou que a experiência foi boa porque nunca havia visto igarapé “assim”. “Os que eu via sempre tinham lixo, pedaço de vidros, esgoto… E esse aqui é mais limpo, mais preservado e não tem o mau odor que os outros têm”, disse Thayla.

Thayla Pereira, Jó Farah e um dos alunos da rede pública de ensino de Manaus (Ricardo Oliveira/Cenarium)

À CENARIUM, a estudante ainda citou o aquecimento global e como ele destrói a vida na Terra, além de aconselhar sobre a preservação do curso d’água. “Sempre guarde e espere achar um lixo para poder jogar porque isso prejudica muito vidas, peixes, e até a gente mesmo. Não é muito bom estar sempre poluindo porque isso prejudica demais as pessoas e os animais”, ressaltou.

Ameaça e salvação

Para o biólogo Arley Figueiredo, que acompanhou as crianças na excursão, a salvação das águas está na conscientização das novas gerações. “As crianças são cheias de energia e elas estão aptas a absorver o aprendizado que a gente tem a passar para elas. É muito importante que elas tenham essa consciência ambiental e façam o reconhecimento do igarapé que ainda é límpido em Manaus”, afirmou.

Thayla Pereira e um colega no igarapé Água Branca (Ricardo Oliveira/Cenarium)

O biólogo destacou, no entanto, que a nascente sofre uma grave ameaça: as grandes construções que estão sendo levantadas no bairro Tarumã, às voltas do Água Branca.

“A especulação imobiliária aumentou o valor dos imóveis e assim tudo é vislumbrado para o Tarumã: mansões, grandes condomínios e habitações feitas ao redor do Água Branca. E para isso ser feito a mata ciliar, o fragmento vegetal, é retirado; fora o tratamento de esgoto desses condomínios, que a gente não sabe o que é feito. A gente está falando de dinheiro, e dinheiro, cara, quanto mais tem mais poder se adquire”, ressaltou.

Água Branca, último igarapé limpo de Manaus, é uma das nascentes do Rio Negro (Ricardo Oliveira/Cenarium)

Para ele, uma das soluções para manter a nascente segura seria cobrar das construtoras que as áreas desmatadas fossem reflorestadas, e que as estações de esgoto dos residenciais não despejassem dejetos nas águas.

“Esse igarapé é a vida. Toda água que a gente consome ela é extraída do Rio Negro, e esse igarapé é uma das nascentes do Rio Negro; ele [Água Branca] tem que ser preservado; e além de servir como fonte de água, também serve como local de reprodução de espécies de peixes como jatuarana, pacu, aracu, uma diversidade de fauna ictiológica”, completou.

Editado por Marcela Leiros
Revisado por Gustavo Gilona



Fonte: Agência Cenarium

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

40ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno

👀 Links da sessão de hoje ... ⭕🎦 PLENO🎦⭕ Bom dia! Acompanhe logo mais, a partir das 10h, a 40ª Sessão do Tribunal Pleno Escolha a rede social...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo