GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
31.3 C
Manaus
domingo, maio 4, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Você alucina antes de dormir? Saiba mais sobre as alucinações hipnagógicas


Você já teve a sensação de ver ou ouvir algo estranho enquanto adormecia? Essas experiências, conhecidas como alucinações hipnagógicas, ocorrem na transição entre a vigília e o sono.

Embora possam ser assustadoras, são fenômenos comuns e geralmente inofensivos. Estudos indicam que até 70% das pessoas as vivenciam pelo menos uma vez na vida. Elas são mais frequentes em adolescentes e jovens adultos, tendendo a diminuir com o passar dos anos.

As alucinações hipnagógicas podem envolver percepções visuais, auditivas ou táteis vívidas e realistas. Compreender esse fenômeno pode ajudar a aliviar preocupações e até mesmo melhorar a qualidade do sono.

O que são alucinações hipnagógicas?

Essas alucinações são percepções sensoriais que ocorrem durante o início do sono, especialmente na fase N1 do sono não REM. Elas podem incluir visões, sons, sensações táteis ou uma combinação desses elementos.

Apesar de parecerem perturbadoras, são manifestações normais da atividade cerebral em transição para o repouso.

O que são alucinações hipnagógicas?
As alucinações hipnagógicas podem incluir visões de formas geométricas, rostos ou cenas complexas, sons como vozes ou músicas, e sensações físicas como queda ou flutuação. (Imagem: Yuganov Konstantin / Shutterstock)

Leia também:

Durante esse período, o cérebro passa por mudanças na atividade elétrica, com destaque para o aumento das ondas teta. Essas alterações facilitam o surgimento de imagens mentais vívidas, enquanto mecanismos neurais ajudam a suavizar as emoções associadas, promovendo um estado mais calmo e propício ao adormecer.

Um estudo publicado na revista NeuroImage, em dezembro de 2022, investigou como memórias visuais e emocionais se manifestam nesse momento de transição.

Os pesquisadores observaram que, à medida que adormecemos, imagens relacionadas a eventos do dia (“resíduos diurnos”) podem emergir de forma intensa, enquanto suas respectivas cargas emocionais tendem a enfraquecer.

Esse processo está relacionado ao aumento da atividade na faixa de frequência teta (4,5–6,5 Hz), sugerindo um mecanismo cerebral que separa conteúdo visual de conteúdo afetivo durante o início do sono.

Causas das alucinações hipnagógicas

Embora geralmente inofensivas, se essas experiências forem frequentes, perturbadoras ou vierem acompanhadas de sintomas como paralisia do sono ou sonolência excessiva durante o dia, é recomendável procurar um profissional de saúde. Diversos fatores podem contribuir para o surgimento das alucinações hipnagógicas, como:

  • Privação de sono ou padrões de sono irregulares;
  • Estresse e ansiedade;
  • Uso de substâncias como álcool ou drogas;
  • Transtornos mentais, como depressão ou transtorno bipolar;
  • Distúrbios do sono, como a narcolepsia.
Mulher na cama tentando dormir
As alucinações hipnagógicas são mais comuns em pessouas que possuem distúrbio do sono (Imagem: Pormezz / Shutterstock)

As alucinações hipnagógicas são frequentemente associadas à narcolepsia, um distúrbio caracterizado por sonolência excessiva e ataques súbitos de sono. Estudos mostram que entre 20% e 65% das pessoas com narcolepsia relatam vivenciar esse tipo de alucinação.

Elas também podem ocorrer em conjunto com a paralisia do sono, uma condição em que o indivíduo, ao adormecer ou acordar, é temporariamente incapaz de se mover ou falar – muitas vezes acompanhada por sensações assustadoras e experiências alucinatórias.

As alucinações hipnagógicas são experiências sensoriais intensas e, apesar de desconcertantes, são comuns e raramente indicam um problema de saúde grave.

Manter uma boa higiene do sono, evitar o consumo de substâncias estimulantes e gerenciar o estresse são medidas que podem ajudar a reduzir sua ocorrência. Se os episódios forem frequentes ou afetarem sua qualidade de vida, o ideal é buscar orientação médica para uma avaliação detalhada.

Mulher com sonambulismo
(Imagem: New Africa / Shutterstock)

As informações presentes neste texto têm caráter informativo e não substituem a orientação de profissionais de saúde. Consulte um médico ou especialista para avaliar o seu caso.




Fonte: Olhar Digital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Eduardo Braga está entre os 43 parlamentares do MDB que concorrem ao Prêmio Congresso em Foco

Acompanhe o anúncio dos melhores deputados e senadores no Prêmio Congresso em Foco nesta quinta (21/09), às 20h Os melhores senadores e deputados do Congresso...

lançamentos da semana (21 a 27 de abril)

Nesta semana, a Netflix recebe a quinta temporada de Você e o filme Caos e Destruição Compartilhe esta matéria Semanalmente, o Olhar Digital apresenta uma...

Neymar recebe carinho da torcida do Fluminense no Maracanã; assista

O atacante Neymar foi tietado pelos torcedores do Fluminense presentes no Maracanã, antes do duelo entre o tricolor e o Santos,...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo