Walter Salles, 68, confirmou que está trabalhando em um documentário sobre o ex-jogador Sócrates. Em workshop realizado no Doha Film Institute’s Qumra, no Catar, o cineasta brasileiro revelou mais detalhes sobre o projeto encomendado pelo Globoplay.
“Ele nasceu na Amazônia, no Pará, portanto, no início, trata-se de um filme sobre migração interna no Brasil”, disse Salles, segundo informações da Variety. “Depois se torna um projeto sobre futebol e, em seguida, mostra como ele percebeu que o futebol era um veículo extraordinário para a transformação política”.
Morto em 2011, Sócrates é lembrado por seus posicionamentos políticos e pela militância nos protestos das Diretas Já, nos anos 1980. Na conversa, o diretor descreveu o seu ofício como uma “ferramenta de resistência”. “Cinema é uma forma de construir memória e lutar contra o apagamento histórico”, disse ele.
Por fim, o diretor ainda falou sobre o impacto cultural de “Ainda Estou Aqui”. Segundo ele, o filme acabou sendo abraçado pelos mais jovens, mesmo contando uma história de uma época em que eles não haviam nascido (a ditadura militar, ocorrida de 1964 a 1985). “O filme se tornou a obra deles nas redes sociais”, finalizou Salles.
Fonte: CNN Brasil