A Microsoft anunciou uma novidade para aumentar a velocidade de inicialização de seus aplicativos do Office, começando pelo Word em maio. A empresa implementará uma nova tarefa agendada que será executada silenciosamente ao ligar o PC, garantindo que o Word e, futuramente, outros aplicativos do Office abram mais rapidamente.
“Estamos introduzindo uma nova tarefa de Startup Boost no instalador do Microsoft Office para otimizar o desempenho e o tempo de carregamento das experiências dentro dos aplicativos do Office”, explicou a empresa em comunicado para administradores de TI. Segundo a Microsoft, após a execução da tarefa, o aplicativo permanecerá em estado pausado até que seja iniciado pelo usuário, ou até que o sistema o remova da memória para recuperar recursos.
Requisitos e compatibilidade do Startup Boost
O Word será o primeiro aplicativo a receber essa melhoria em maio, e a Microsoft confirmou que outros apps do Office serão otimizados em futuras atualizações. No entanto, o recurso estará disponível apenas para computadores com pelo menos 8 GB de RAM e 5 GB de espaço livre em disco.
Além disso, quando o modo Energy Saver estiver ativado, o Startup Boost será desabilitado automaticamente para economizar energia.
Leia mais:
Controle e gerenciamento
Usuários que não desejarem que os aplicativos do Office iniciem silenciosamente em segundo plano ao ligar o computador poderão desativar essa opção dentro do próprio Word. Embora seja possível excluir a tarefa agendada manualmente, a Microsoft alerta que o instalador do Office recriará a tarefa automaticamente durante atualizações, tornando necessário o gerenciamento dessa configuração diretamente no aplicativo.
Comparativo com outras soluções
A Microsoft já utiliza diversas tarefas agendadas para otimizar silenciosamente processos do Windows, mas essa prática não é comum entre a maioria dos desenvolvedores de aplicativos. O Google utiliza um mecanismo semelhante para atualizar o Chrome, e alguns fabricantes de PCs usam tarefas agendadas para atualizar drivers e componentes do sistema.
No entanto, a maioria dos aplicativos, como os da Adobe Creative Suite, ainda executa seus processos de inicialização na seção padrão do Windows, permitindo que sejam desativados com mais facilidade pelos usuários.
Fonte: Olhar Digital