spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Zelensky e Trump se reúnem neste domingo para discutir fim da guerra na Ucrânia


Por Brasil de Fato

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou na sexta-feira (26) que vai se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no próximo domingo (28), para discutir o fim da guerra na Ucrânia. Segundo o ucraniano, ele fará uma videoconferência com seus aliados da União Europeia antes do encontro com o estadunidense, na Flórida.

“Estamos voando agora para a Flórida, nos Estados Unidos. No caminho, faremos uma escala no Canadá. Vou me encontrar com o primeiro-ministro canadense, Mark Carney. Juntos, planejamos conversar por videoconferência com os líderes europeus’, disse Zelensky a jornalistas.

A conversa na Flórida foca em um documento de 20 pontos, elaborado para interromper os combates que completam quatro anos em fevereiro. Por sua vez, o presidente dos Estados Unidos disse nesta sexta que Zelensky “não tem nada” até que ele aprove.

Um dos temas centrais é a possibilidade de criar faixas desmilitarizadas, embora Washington pressione pela cessão de 20% da área controlada por ucranianos em Donetsk.

Ataques da Rússia a Kiev

Na véspera do encontro entre os presidentes dos Estados Unidos e Ucrânia, as forças russas lançaram 40 mísseis e cerca de 500 drones contra a capital ucraniana, segundo a agência de notícia AFP. Segundo as autoridades ucranianas, os ataques causaram a morte de uma pessoa e ferimentos em 11 cidadãos.

O Exército da Rússia afirmou que bombardeou instalações militares e infraestruturas energéticas “usadas em benefício das Forças Armadas da Ucrânia”.

O plano de Trump para a “paz”

O governo dos Estados Unidos apresentou uma nova sugestão com 20 pontos para interromper o conflito nas fronteiras atuais. Essa proposta permitiria que a Ucrânia retirasse seus soldados da região leste para a criação de uma zona desmilitarizada. Existe um impasse sobre o Donbass, pois Washington deseja que a Ucrânia saia de 20% do território de Donetsk que ainda controla.

Outra parte do projeto envolve uma administração dividida entre Estados Unidos, Ucrânia e Rússia da usina de Zaporizhzhia. Sobre a entrega de terras, o presidente Zelensky defendeu que a população seja consultada.

Ainda há impasse sobre a possibilidade de ingresso da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), rejeitada pela Rússia. É possível que o acordo simplesmente omita qualquer compromisso nesse sentido.





ICL – Notícias

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Lateral da Argentina analisa goleada em streaming e expõe falhas do Brasil

O lateral-esquerdo titular da Argentina, Nicolás Tagliafico, usou o seu próprio canal no YouTube para fazer uma análise tática da goleada...

No julgamento de Trump, promotores dizem que violações da ordem de silêncio podem levar a multa e prisão

NOVA YORK (Reuters) - Promotores de Nova York pediram nesta segunda-feira a um juiz, no início do julgamento do processo criminal de Donald Trump sobre...

Sesc Amazonas abre agendamento para biblioteca móvel

O Sesc Amazonas está com agendamento aberto para instituições interessadas em receber o BiblioSesc em 2026, biblioteca móvel que oferece consultas e empréstimos de...