spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Zuckerberg temia que Instagram ameaçasse o Facebook


Documento usado em processo antitruste mostra que CEO da Meta via risco de “colapso” da sua principal rede social

facebook
Imagem: Annette Shaff/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

Um e-mail interno de 2018, revelado no julgamento antitruste contra a Meta, mostra que Mark Zuckerberg estava preocupado com o impacto do Instagram sobre o Facebook, sugerindo que o sucesso do aplicativo poderia levar ao “colapso da rede do produto mais envolvente e lucrativo” da empresa.

No e-mail, enviado a altos executivos da Meta, Zuckerberg alertava que o crescimento do Instagram — impulsionado, em parte, por recursos do próprio Facebook — estava drenando o engajamento da rede social principal.

Zuckerberg buscou soluções

  • Ele considerou estratégias para integrar mais profundamente os aplicativos da empresa, propondo a criação de “pontes” entre eles.
  • As ideias envolviam criar sistemas unificados de mensagens e chamadas, e destacando a necessidade de reforçar a marca Facebook nos demais produtos.
  • Zuckerberg chegou a cogitar separar o Instagram em um negócio independente, algo que a Comissão Federal de Comércio (FTC) dos EUA agora propõe como possível desfecho do processo judicial.
instagram
Fundador da Meta cogitou desmembrar o Instagram para salvar o engajamento do Facebook (Imagem: Mamun_Sheikh / Shutterstock.com)

Leia mais:

A FTC alega que a Meta manteve seu monopólio ao adquirir rivais como o Instagram e o WhatsApp, e usa os e-mails como prova de que Zuckerberg reconhecia o risco competitivo que os aplicativos representavam internamente.

A Meta minimizou a magnitude desses e-mails em uma declaração compartilhada com o TechCrunch.

“Documentos fora de contexto e com anos de existência sobre aquisições que foram analisadas pela FTC há mais de uma década não obscurecerão as realidades da concorrência que enfrentamos nem superarão a fraca argumentação da FTC”, disse um porta-voz da Meta.

FTC
FTC usa mensagem interna de 2018 para argumentar que aquisições da Meta prejudicaram a concorrência no setor de redes sociais – Imagem: Mehaniq / Shutterstock


Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.




Fonte: Olhar Digital

Flávio ameaça apoiar Moro no Paraná para frear candidatura presidencial de Ratinho Jr.

Por Raphael Di Cunto (Folhapress) – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ameaça apoiar...

Camex zera tarifa de importação para mais de 1 mil produtos

O Comitê-Executivo de Gestão...

Após protestos, Trump vai retirar agentes de imigração de Minnesota

Por Brasil de Fato O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (12)...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Governo de Goiás transforma superávit em déficit de R$ 4,6 bilhões em 2025

Por Jéssica Cavalcante – Goiás246 O Governo de Goiás conseguiu transformar uma previsão...

União Barbarense vence Paulista e sai na frente pelo título do Paulistão A4

O União Barbarense largou na frente na final da Série A4 do Campeonato Paulista. A equipe de Santa Bárbara d’Oeste venceu...

TCE-AM homenageia personalidades femininas em lançamento da Ouvidoria da Mulher

Em evento com homenagens a personalidades femininas do país, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou o lançamento oficial da Ouvidoria da Mulher....