O grupo de brasileiros que se classifica como petista ou lulista soma 19%, enquanto aqueles que se dizem bolsonaristas são 12%. O retrato ideológico do País foi divulgado pela Quaest nesta quinta-feira 3.
Segundo o monitoramento, a maior parcela da população está em uma faixa indefinida. São, ao todo, 33% de brasileiros que fazem essa indicação.
Há, ainda, outros 12% que dizem ser de esquerda, mas que não se classificam como apoiadores do PT ou de Lula. Movimento parecido ocorre no lado oposto, em que 21% dos entrevistados dizem ser de direita, mas que não se alinham ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Só 3%, por fim, não souberam ou não quiseram responder a pergunta sobre sua posição política. Veja a íntegra dos resultados:
A pesquisa Quaest também perguntou, em outro momento, se os entrevistados se consideravam anti-petistas. A maioria diz que não. Veja:
- Sim – 30%
- Não – 67%
- Não sabe – 3%
Divisão por partidos
O levantamento, por fim, questionou os eleitores sobre a identificação partidária. O PT de Lula segue na liderança das menções. O PL de Bolsonaro, por sua vez, foi o único que cresceu. Confira:
A pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira foi realizada em parceria com a Genial Investimentos. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais. Para os resultados, foram realizadas 2.004 entrevistas entre os dias 27 e 31 de março.
Por: Carta Capital