Uma baleia de bitcoin abriu uma posição altamente alavancada em 40 vezes, movimento que acabou detectado pelo mercado neste sábado (12).
De acordo com o historiador de bitcoin Pete Rizzo, a nova posição foi aberta com 200 milhões de dólares. Contudo, como é comum neste mercado, a identidade do responsável não foi revelada ao público em geral.
“URGENTE: UMA BALEIA ENORME ACABOU DE DOBRAR SUA APOSTA NO #BITCOIN COM UMA POSIÇÃO LONG ALAVANCADA DE 200 MILHÕES DE DÓLARES EM 40x.”
BREAKING: A MASSIVE WHALE JUST DOUBLED DOWN ON #BITCOIN WITH A $200 MILLION 40x LONG
SEND IT 🚀 pic.twitter.com/MOT9SV6m1p
— The Bitcoin Historian (@pete_rizzo_) April 12, 2025
O termo “whale” (ou “baleia”) no mercado de criptomoedas se refere a um investidor com grande volume de capital, capaz de movimentar significativamente o preço de um ativo como o Bitcoin. Ou seja, a aposta na alta pode ajudar outros traders a confiarem no momento atual.
“Doubled down” significa que esse investidor reforçou ou aumentou sua posição, apostando ainda mais na alta do ativo.
A frase informa que essa baleia abriu uma posição long alavancada, ou seja, uma operação apostando na alta do Bitcoin, utilizando alavancagem de 40 vezes sobre um valor de 200 milhões de dólares.
Isso significa que, mesmo com um capital muito menor do que os 200 milhões, o investidor está exposto a um movimento de preço como se tivesse apostado todo esse valor. A operação envolve alto risco, mas também alto potencial de retorno.
Neste sábado, vale lembrar que o preço do bitcoin voltou a superar os 85 mil dólares no mercado, indicando uma confiança importante no curto prazo.
Baleia de bitcoin teve prejuízo recente com posições alavancadas
Como noticiado pelo Livecoins, nos últimos dias uma outra baleia de bitcoin azarada acabou se arrependendo de apostar na alta do mercado.
Isso porque, em apenas 50 dias, ela acabou liquidada no mercado em pelo menos quatro vezes, o que acabou se tornando um caso célebre dos últimos dias de tensões e lateralização do preço do bitcoin.
Em um artigo compartilhado com a reportagem, Sebastian Serrano, CEO da Ripio, lembra que apesar das oscilações recentes, os fundamentos seguem intactos no bitcoin.
“É importante lembrar que os fundamentos do Bitcoin permanecem intactos: segurança, privacidade e independência dos governos, uma alternativa para transferir valores quando as moedas fiat são punidas por países externos e sua interoperabilidade com vários instrumentos e mercados globais. Em poucas palavras, o Bitcoin oferece respostas e oportunidades em meio a incertezas e riscos. Na era da hiperfinanceirização, os mercados às vezes se confundem, mas não tenho dúvidas de que o das criptomoedas mais uma vez provará sua capacidade de empoderar pessoas e empresas, especialmente em tempos de crise. Minha visão continua positiva e acredito que, até o final de 2025, podemos ter um movimento de alta do Bitcoin“, diz o executivo.
Fonte: Livecoins