spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

“Bitcoin é o caminho da liberdade econômica”, diz Roberto Pantoja


O empresário Roberto Pantoja, conhecido por seu posicionamento libertário e defesa do Bitcoin, falou ao site Livecoins sobre seu histórico pessoal, a adoção crescente da moeda digital no mundo e os riscos políticos que, segundo ele, ainda ameaçam a liberdade econômica.

Em entrevista, Pantoja apresentou sua visão crítica sobre o Estado e apontou o Bitcoin como uma ferramenta poderosa de emancipação individual diante da interferência governamental.

Quem é Roberto Pantoja e como ele chegou ao Bitcoin?

Empresário desde a juventude, Pantoja conta que começou a estudar economia por conta própria e, em apenas quatro meses, se identificou com o pensamento libertário.

Ele diz que a experiência no mundo dos negócios o ajudou a compreender o que chama de “roubo institucionalizado” promovido por modelos estatais. “É fácil ver isso como empresário: a economia estatal e o socialismo são armas para roubar as pessoas“, afirma.

Embora tenha tido contato com o Bitcoin já em 2009, quando morou nos Estados Unidos, ele só passou a investir na moeda em 2015. Sobre sua formação política, destaca sua leitura bíblica: “A sua direita vão estar as ovelhas e a minha esquerda os bodes“.

Para ele, a direita cristã valoriza o trabalho, a independência e a produtividade. “Todo cristão condena vagabundagem (esquerda)“, resume.

Qual é o momento atual do Bitcoin?

Sobre o atual momento do Bitcoin, Pantoja é direto ao afirmar que a moeda é “inevitável e imparável“.

Ele critica políticos que tentam se aproximar da tecnologia, dizendo que estão “dando um tiro no pé, provavelmente por pura burrice“.

Para o empresário, o Bitcoin representa o capitalismo em sua essência, uma ferramenta tecnológica que promove liberdade econômica e escapa do controle centralizador do Estado.

O que esperar até 2030?

Em relação ao futuro da moeda digital e do mundo até 2030, Pantoja projeta um cenário otimista, com uma ressalva.

Se os políticos não resolverem matar cem milhões de pessoas fabricando uma nova guerra, o futuro tende a ser maravilhoso“, diz.

Ele cita a inteligência artificial, a computação quântica e a fusão nuclear como tecnologias que podem elevar o padrão de vida da humanidade.

Mas alerta que os políticos terão que “inovar para continuar roubando as pessoas“.

Quais são os riscos para o Bitcoin?

Ao ser questionado sobre os riscos reais ao Bitcoin, Pantoja é categórico: “O único risco sempre foi e sempre será a política. Eles são o mal do mundo. Vão tentar impedir a liberdade atacando os empresários, seus maiores inimigos“.

Para ele, o ataque ao capital privado é uma constante histórica e representa o maior obstáculo para o avanço da liberdade individual.

Como os libertários devem começar a estudar Bitcoin?

Para quem deseja entender o que o Bitcoin realmente representa, o empresário recomenda a leitura do livro “A Internet do Dinheiro”, de Andreas Antonopoulos.

Ele diz que foi a única obra que entendeu, antes de todos, o papel do Bitcoin como base para a nova internet e o sistema financeiro da web 3.0.

Quem não entender isso vai viver de bolsa família“, afirma.

O que pensa sobre comunidades autônomas e a adoção sem Estado?

Questionado sobre as comunidades autônomas de Bitcoin, como o modelo iniciado em El Salvador sem intervenção estatal, Pantoja é cético.

Perda de tempo. É tão utópico quanto as comunas. A tecnologia aceita pelo mercado é exponencial. As pessoas não precisam gostar de Bitcoin, elas vão ser engolidas por ele“, explica.

Ele acredita que iniciativas isoladas, como viver em fazendas libertárias, apenas aumentam o custo de vida e reduzem a eficiência econômica, por estarem fora das economias de escala.

Bitcoin é investimento ou moeda?

Sobre o papel do Bitcoin como moeda ou investimento, Pantoja não faz distinção. Para ele, o Bitcoin é base estrutural de um novo sistema financeiro e deve ser acumulado.

A minha última mensagem é: comprem Bitcoin. E se quiser descobrir como a política engana você, siga o meu perfil @robertospantoja“, finaliza.





Fonte: Livecoins

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

“Uma das mais importantes descobertas na busca por vida fora da Terra”, diz astrônomo

A descoberta de uma molécula que, na Terra, está presente apenas em seres orgânicos, em um planeta de nossa galáxia, pode ser um...

Regularização fundiária no São Lázaro é considerada “histórica” e reforça justiça socioespacial em Manaus

Manaus (AM) – O avanço da regularização fundiária na comunidade do São Lázaro, em Manaus, foi destacado como um marco importante para o direito...