GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quarta-feira, maio 7, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Caixa assina contrato milionário para testar blockchain em soluções governamentais


A Caixa Econômica Federal deu mais um passo na adoção da tecnologia das criptomoedas, a blockchain, ao fechar um contrato com uma empresa para criar e testar um projeto utilizando a tecnologia.

De acordo com apuração do Livecoins, o contrato divulgado nesta terça-feira (6) contou com a sua assinatura no final de abril de 2025.

Assim, o banco estatal fechou um acordo de capacitação com a empresa GoLedger Tecnologia e Participações. O valor do contrato é o de R$ 1.365.600,00, pelo prazo de 12 meses.

A reportagem apurou que o contrato deverá qualificar os servidores públicos do banco, além de ajudá-los na criação de um produto blockchain próprio. Desta forma, um Mínimo Produto Viável (MVP) deve surgir da capacitação.

Objeto: prestação de serviços técnicos profissionais especializados em laboratório de inovação em blockchain, com capacitação levantamento de oportunidades e desenvolvimento de MVP com foco no estabelecimento de conexões e parcerias, e fomento à experimentação e desenvolvimento de soluções inovadoras para governo, junto ao ecossistema de inovação nacional“, diz o contrato.

Contrato da Caixa Econômica Federal com empresa prevê MPV de blockchainContrato da Caixa Econômica Federal com empresa prevê MPV de blockchain
Contrato da Caixa Econômica Federal com empresa prevê MPV de blockchain (Fonte/DOU).

Caixa Econômica Federal atenta com inovações em blockchain

Não é a primeira vez que a Caixa Econômica Federal procura a tecnologia blockchain em seu processo de inovação.

Isso porque, como noticiado pelo Livecoins, o banco estatal já utiliza uma solução de blockchain criada pela DataPrev e Receita Federal. A solução trata de consultas ao CPF de brasileiros, com segurança da tecnologia.

E desde 2020 o banco já participa de eventos ligados ao tema, mostrando que a inovação com blockchain é uma realidade dentro da instituição. A blockchain, vale lembrar, é uma tecnologia reconhecida pelo Brasil por sua segurança, fazendo parte até da estratégia de Governo Digital do país.

Ou seja, a Caixa ao celebrar um novo contrato envolvendo a tecnologia blockchain, se mostra cada vez mais atenta ao tema, em busca de inovações que melhores o seu processo de estabelecer conexões e parcerias.

Tema já apareceu até em concurso público

Antes disso, a Caixa Econômica Federal do Brasil já cobrou, por meio de um concurso público, conhecimentos em bitcoin e blockchain de seus candidatos. Com isso, fica claro que até os novos funcionários devem chegar já sabendo pelo menos o mínimo sobre a tecnologia.

Ao que tudo indica, o sistema financeiro nacional já entendeu que o uso da blockchain deve crescer nos próximos anos. Prova disso é a criação do Drex, o Real em formato digital, que utiliza tal tecnologia para validação de dados.





Fonte: Livecoins

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

5 capitais podem ter recorde de frio no fim de semana

Frente fria provoca queda acentuada de temperatura, chuvas intensas e ventos fortes no Sul, Sudeste e Centro-Oeste Compartilhe esta matéria O avanço de uma frente...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo