Uma das maiores tradições natalinas em todo o mundo, o panetone não pode faltar na mesa dos brasileiros e, a cada ano, chega às prateleiras com novidades para surpreender os consumidores. Este ano, uma das apostas são os panetones artesanais, com fermentação natural e com opções diversificadas e diferenciadas, para tirar o fôlego dos convidados da ceia ou que forem com eles presenteados.
No ano passado, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), foram vendidas 47,8 mil toneladas de panetones no período de novembro a dezembro. A expectativa é um crescimento de 5% para este ano.
No Pátio Gourmet, que já tem a tradição de oferecer produtos diferenciados, foi criada uma linha especial de panetones artesanais, pelo chef Lucas Pyetro. Com sabor marcante, fruto de ingredientes selecionados e importados da Itália, eles prometem conferir toques de delícia à ceia natalina.
“O segredo da massa, feita artesanalmente, é a fermentação natural por 72 horas, para intensificar o paladar, aliado a técnicas especiais que desenvolvemos”, explica o chef Lucas Pyetro.
As linhas oferecidas no Pátio Gourmet vão do panetone tradicional ao chocotone, minis panetones e os sabores trufados nas versões kit kat, ninho, prestígio, galak, brigadeiro, doce de leite com ameixa, nutella e o panetone coberto, além da linha especial com os sabores pistache e ferrero rocher.
Os produtos estão disponíveis nas lojas físicas e também para encomenda para quantidades maiores. Os orçamentos e pedidos podem ser feitos pelos telefones 0800 018 0016 92 98124–6340 ou pelos e-mails cheff.confeitaria@patiogourmet.com.br; assistente.confeitaria@patiogourmet.com.br; ou comercial@partiogourmet.com.br.
O Chef – Lucas Pyetro é formado em Gastronomia, com pós-graduação em Gestão Gastronômica pela PUCRS e em Chocolatier pela Castelli Escola Superior de Hotelaria e Chocolateria. Também é especialista em Confeitaria Fina pela Lê Cordon Blue Paris. Com passagens por Espanha, Itália, França, Portugal, Alemanha, Inglaterra, Marrocos e Holanda, possui mais de 85 cursos na área de confeitaria. Atualmente, responde pelas confeitarias, padarias e cafeterias do Pátio Gourmet.
O panetone – O nome vem do italiano “Pani di Toni”, literalmente Pão do Toni. Isso porque foi uma receita criada por um padeiro italiano (o Toni), da cidade de Milão. E se tornou um patrimônio da gastronomia e cultura italiana, protegido por decreto assinado em 2005, que determina as quantidades mínimas de cada ingrediente, aplicado ao panetone tradicional, aquele com frutas cristalizadas.
O Pani di Toni se tornou popular no século XX graças a Angelo Motta, dono de uma padaria de Milão, que adicionou fermento natural à receita e a embrulhou em papel manteiga, dando o formato pelo qual é hoje comercializado o panetone.
No Brasil, o panetone chegou junto com os imigrantes italianos refugiados da II Guerra Mundial e se tornou um queridinho do Natal, ganhando novas versões criativas, como chocotones e panetones salgados.
Onde encontrar – O Pátio Gourmet tem três lojas físicas em Manaus. Uma na avenida Djalma Batista, Chapada; outra na rua Teresina, Adrianópolis; e na Via Láctea, conjunto Morada do Sol, Aleixo.