spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Coalização de Integridade do Mercado de criptomoedas lança novo padrão para corretoras


Fundada por grandes empresas do mercado de criptomoedas, como a Coinbase, Circle, BitMEX, e com membros como OKX, entre outros, a Coalização pela Integridade do Mercado de Criptomoedas (cuja sigla em inglês é a Crypto Market Integrity Coalition – CMIC), anunciou nos últimos dias um novo padrão para empresas do setor.

Com 55 membros de grande protagonismo no ecossistema, a CMIC divulgou o novo documento a todo o público interessado.

Desta forma, apresenta uma forma de autorregulação para que empresas e corretoras reforcem seu compliance.

CMIC publica padrão global para formação de mercado com criptomoedas e reforça compromisso com integridade, transparência e regulação internacional

A versão final do documento “Industry Standard for Market Makers in Digital Assets“, publicada pela CMIC, estabelece diretrizes para empresas que atuam como formadoras de mercado das criptomoedas.

O material apresenta uma estrutura ética e operacional voltada à preservação da integridade do mercado. Assim, tem foco em transparência, prevenção de abusos e cumprimento de exigências regulatórias, tanto locais quanto internacionais.

Um dos pontos centrais do documento é a gestão de conflitos de interesse, com recomendações para garantir que decisões de negociação e estrutura de governança priorizem os interesses dos clientes em relação a possíveis pressões de acionistas, membros do corpo diretivo ou funcionários com incentivos pessoais.

A CMIC orienta que as empresas adotem políticas internas rígidas, divulguem as fontes de conflito de forma clara e evitem o favorecimento de partes envolvidas no processo de execução de ordens.

Prevenção de abusos por empresas

O padrão também trata da prevenção de abusos de mercado, incluindo manipulações específicas do setor cripto. Entre os exemplos está a prática de spoofing, wash trading, manipulação via mídias sociais e distorções baseadas em oráculos.

As diretrizes sugerem o uso de ferramentas tecnológicas de vigilância em tempo real, assim como auditorias periódicas, treinamento em conduta ética e criação de canais internos para reporte e correção de práticas suspeitas.

A adoção dessas medidas é considerada essencial para fortalecer a confiança dos investidores e a solidez estrutural do ecossistema digital.

No âmbito internacional, o documento reconhece a importância de adequar práticas de mercado às variações regulatórias entre jurisdições.

Além disso, o texto propõe que formadores de mercado estabeleçam políticas específicas conforme as exigências locais, sem abdicar dos princípios fundamentais de transparência e ética.

Engajamento com reguladores deve ser contínuo

A CMIC defende o engajamento contínuo com reguladores e grupos do setor para buscar uma harmonização global e facilitar a atuação responsável em mercados transfronteiriços.

Por fim, a publicação conclui que a adesão aos padrões propostos é indispensável. O objetivo é o de criar um mercado de criptomoedas mais resiliente, sustentável e digno de confiança institucional.





Fonte: Livecoins

Sem Lula, Trump convoca cúpula com líderes latinos-americanos contra a China

O presidente Donald Trump convocou uma cúpula de chefes de estado latino-americanos,...

STF suspende reunião sobre menção a Toffoli no caso Master

O Supremo Tribunal Federal...

Bet, a feia: Esportes da Sorte pede que artista de Olinda pare com uso de marca em sátira

Por Mariama Correia – Agência Pública  Quem mora em Olinda, Pernambuco, ou já...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Manaus 356 anos: “Ore pela Cidade”

Evento que levantará clamor em comemoração ao aniversário de Manaus será realizado, nesta sexta-feira (24), às 15h, Praça do Congresso No dia 24 de outubro,...

Mourão sai em defesa de generais após críticas de Malafaia em ato pró-anistia – CartaExpressa – CartaCapital

O general e senador pelo Republicanos, Hamilton Mourão (RS), chamou o pastor da Igreja Assembleia de Deus Silas Malafaia de “falastrão” após o...

Schwarzenegger, Seinfeld e outros: veja os novos bilionários da Forbes

Dentre os 3.028 bilionários listados pelo ranking da Revista Forbes, 288 são recém-chegados. Entre os que ingressaram no grupo neste ano...