spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Com gritos para ‘taxar milionários’, manifestantes invadem zona azul na COP30


Por Geovana Oliveira e João Gabriel

(Folhapress) – Na noite desta terça-feira (11), após participação em protesto pacífico sobre saúde e clima, um grupo composto por indígenas e outros manifestantes invadiu a zona azul da COP30, centro diplomático da conferência climática da ONU, que acontece em Belém.

Correndo da polícia e gritando que era necessário taxar os bilionários, pois “é culpa deles que está quente”, o grupo conseguiu entrar no Parque da Cidade, sede do evento. Manifestantes também entoaram gritos contra a exploração de petróleo na foz do Amazonas: “Governo Lula, que papelão, destrói o clima com essa perfuração.”

“Governo está mentindo que a Amazônia está bem, que os indígenas estão bem. Se a gente estivesse com saúde, não estaria aqui reivindicando”, diz pajé Na Tupinambá, presente no momento da confusão.

Imagens: Renata Fontanetto

Os manifestantes passaram pelo check-in da blue zone e ficaram entre o check-in e a entrada. Quando estavam indo para a entrada, a polícia barrou o grupo com um cordão humano.

A polícia, que tenta isolar a área, está mandando jornalistas não filmarem ou fotografarem. Após expulsar os manifestantes, a polícia usou mesas de madeira para criar barricadas nas portas. A segurança isolou a área da entrada principal da blue zone com dois cordões humanos e retirou todas as pessoas que estavam lá.

Um homem sem credencial tentou, no meio da confusão, entrar no local, e foi impedido.

Primeiro, a polícia orientou as pessoas irem para a saída lateral da blue zone. Depois, porém, também isolou a área por um breve período.

Finalmente, liberou a saída por esse local.

A Folha registrou um policial ferido e seguranças tentando impedir pessoas de filmarem a cena.
Movimentação se deu após na COP30, com participação de indígenas, profissionais de saúde e organizações sociais.

Na entrada da zona azul, participantes da conferência pararam para observar e filmar o movimento, que terminou ritual dos indígenas do baixo Tapajós.

Desde 2021, a COP não recebia manifestações populares, uma vez que foi sediada em países com governos autoritários.





ICL – Notícias

Beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval da Bahia

Por Thiago Domenici – Agência Pública Uma festa realizada no último fim...

Toffoli deixa relatoria de investigação sobre o Banco Master

O ministro Dias Toffoli,...

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Inmetro fecha parceria com empresa de blockchain com foco no Agronegócio

Um exemplo promissor da aplicação da tecnologia das criptomoedas no Brasil, a blockchain, vem da mais recente iniciativa do Instituto Nacional de Metrologia,...

Profissional de Educação Física alerta sobre os cuidados ao praticar exercício ao ar livre, nesse período de fumaça intensa

Nas últimas semanas Manaus tem amanhecido com o céu encoberto de fumaça. A situação, ocasionada pelo grande número de focos de incêndio na capital...