GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
24.3 C
Manaus
quinta-feira, maio 8, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Conclave: Quem são os cardeais que usam preto na eleição do papa?


Uma imagem chamou a atenção nesta quarta-feira (7) durante o juramento dos cardeais para o início do conclave, na Capela Sistina. Três clérigos usavam uma batina preta, diferente dos demais colegas, que, em sua maioria, estão usando a conhecida veste vermelha e branca.

Um deles é Baselios Cleemis Thottunkal, da Igreja Católica Siro-Malankar. Ele chegou a participar do conclave de 2013, que elegeu o papa Francisco.

A cor da roupa que ele usa é diferente porque segue a Igreja de Rito Oriental, ou Católicas Orientais, que mantêm os seus próprios ritos litúrgicos, tradições e teologias, que datam da época anterior à divisão do cristianismo (Grande Cisma, 1054).

Elas são autônomas, com a sua própria organização e hierarquia, lideradas por um Patriarca, Arcebispo Maior ou Metropolita, que governa com um Sínodo de Bispos.

Os outros cardeais de preto são Louis Raphael Sako e George Jacob Koovakad, ambos da Igreja Caldeia.

Segundo a agência oficial de notícias do Vaticano, a Igreja Católica Assírio-caldeia tem cerca de 1 milhão de fiéis. Historicamente, é a mais numerosa comunidade cristã no Iraque. Em 2010, possuia cerca de 250 mil fiéis no país.

Os assírio-caldeus são os descendentes do povo assírio que habitava a Mesopotâmia há 6.700 anos, e tinha por capital Nínive. A liturgia caldeia tem suas origens no século V, na cidade de Edessa.

Quem é o cardeal Cleemis Baselois?

Cleemis Baselois nasceu em 25 de maio de 1960 em Nedungadappally, na Índia.

Ele ingressou no Seminário Menor Infant Mary, em Tiruvalla, em 10 de junho de 1976. Foi ordenado diácono em 22 de março de 1986 e sacerdote em 11 de junho do mesmo ano.

Baselois obteve doutorado em ecumenismo na Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma.

Em 18 de junho de 2001, foi nomeado bispo titular de Chaialum para os siro-malancares e Auxiliar de Trivandrum, bem como Visitador Apostólico para os fiéis malancares residentes na América do Norte e na Europa. Recebeu a ordenação episcopal em 15 de agosto de 2001.

Em 23 de outubro de 2001, foi a Nova York como Visitador Apostólico e fundou o Centro Católico Mar Ivanois, Malankara.

Em 9 de setembro de 2003, retornou à Índia e dois dias depois, em 11 de setembro de 2003, foi nomeado Bispo de Tiruvalla para Sírio-Malankaras. Tomou posse em 2 de outubro.

Em 15 de maio de 2006, Bento XVI elevou a Eparquia de Tiruvalla à categoria de Arcebispo e o promoveu à dignidade de Arcebispo.

Em 8 de fevereiro de 2007, foi transferido para a Arquidiocese Maior de Trivandum para Sírio-Malankaras – da qual tomou posse em 5 de março seguinte – e, em 10 de fevereiro, foi elevado à categoria de Arcebispo Maior.

É integrante permanente da Congregação para as Igrejas Orientais e da Federação das Conferências Episcopais da Ásia.

É presidente da Conferência Episcopal Católica da Índia (CBCI) desde fevereiro de 2014. Antes disso, foi primeiro vice-presidente da conferência, entre 2010 e 2013.

O Cardeal Thottunkal é o primeiro Cardeal da Igreja Siro-Malankara.

Quem é o cardeal Louis Raphael Sako?

O cardeal Louis Raphaël Sako nasceu em Zākhō, no Iraque, em 4 de julho de 1948.

Concluiu seus estudos primários em Mosul e, em seguida, frequentou o Seminário Saint Jean local, administrado pelos Padres Dominicanos.

Foi ordenado sacerdote em 1º de junho de 1974 e exerceu seu serviço pastoral na Catedral de Mosul até 1979.

Foi enviado a Roma, onde frequentou o Pontifício Instituto Oriental, obtendo o doutorado em Patrologia Oriental. Posteriormente, obteve o doutorado em História pela Sorbonne, em Paris.

Foi eleito arcebispo de Kerkūk em 27 de setembro de 2003. Recebeu a ordenação episcopal em 14 de novembro do ano seguinte.

Em 31 de janeiro de 2013, durante o Sínodo convocado em Roma pelo Papa Bento XVI após a renúncia do Patriarca, Sua Beatitude, Cardeal Delly, foi eleito Patriarca, recebendo a Comunhão Eclesiástica do mesmo Sumo Pontífice em 1º de fevereiro, tornada pública com a Celebração Eucarística na Basílica do Vaticano em 4 de fevereiro.

Em 14 de julho de 2018, o Santo Padre Francisco o nomeou Presidente Delegado da XV Assembleia Geral Ordinária sobre os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional (outubro de 2018).

Publicou livros sobre os Padres da Igreja e inúmeros artigos.

Além de árabe e caldeu, ele sabe alemão e fala francês, inglês e italiano.

Quem é o cardeal George Jacob Koovakad?

O cardeal George Jacob Koovakad nasceu em Chethipuzha, na Índia, em 11 de agosto de 1973.

Foi ordenado sacerdote em 24 de julho de 2004 e incardinado em Changanacherry. Após se formar em Direito Canônico, ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1º de julho de 2006.

De 2006 a 2009, serviu na nunciatura apostólica na Argélia como secretário. Em 2 de março de 2009, foi transferido para a nunciatura apostólica na Coreia e, posteriormente, em 2012, para a nunciatura apostólica no Irã.

Em 16 de fevereiro de 2015, foi nomeado conselheiro da nunciatura apostólica na Costa Rica, onde ocupou o cargo até 2018. Posteriormente, de 2018 a 2020, atuou como conselheiro da nunciatura na Venezuela.

Desde 10 de julho de 2020, trabalha na Secretaria de Estado, na Seção de Assuntos Gerais. Em 2021, o Papa Francisco o encarregou da organização das Viagens Apostólicas.

Em 25 de outubro de 2024, foi nomeado arcebispo titular de Nísibis dos Caldeus, recebendo a ordenação episcopal em 24 de novembro seguinte de Sua Beatitude Rafael Thattil, arcebispo-mor de Ernakulam-Angamaly dos Siro-Malabares, em Changanacherry.

Foi criado e proclamado cardeal pelo Papa Francisco no consistório de 7 de dezembro de 2024.

Desde janeiro de 2025, atua como prefeito do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso.



Fonte: CNN Brasil

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Equipe do TCE-AM fortalece debate em Fórum da Educação

A atuação do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) frente à área da educação ganhou destaque no Fórum Estadual Extraordinário da União Nacional dos...

Anatel diz que maioria já bloqueou Rumble; Moraes receberá balanço

Por Raquel Lopes (Folhapress) — A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) afirmou ter constatado que a maioria das operadoras já bloqueou os acessos ao Rumble no Brasil...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo