spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Edição 15 da Revista Liberta: estreia de Juca Kfouri e debate sobre o Código de Conduta do STF


A edição número 15 da Revista Liberta está liberada hoje para assinantes, mas também os não-assinantes poderão ter acesso a parte do conteúdo da publicação. O principal tema é o debate sobre a falta de transparência das ações dos ministros do Supremo Tribunal Federal e suas relações com os grupos de lobby. A proposta do ministro Edson Fachin de criação de um código de conduta é uma solução?

Respondem a essa pergunta o ministro aposentado do STF Celso de Mello, o senador Alessandro Vieira e a jurista Damares Medina.

A seguir, um trecho do artigo de Celso de Mello, “A democracia começa pela ética dos juízes”:

“(…) A legitimidade de um tribunal constitucional não se exaure na autoridade formal que a Constituição lhe confere. Ela se ancora, sobretudo, na confiança pública permanente quanto à independência, à imparcialidade e à integridade moral de seus julgadores. Em democracias constitucionais maduras, tal confiança não é presumida nem automática: constrói-se, preserva-se e renova-se mediante regras claras, condutas exemplares e transparência institucional.

É nesse contexto que se insere, com especial relevo, a iniciativa do ministro Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal, orientada à adoção de um Código de Conduta para os ministros do STF.

Trata-se de providência de elevada densidade republicana, coerente com pronunciamentos públicos por ele proferidos – inclusive quando de sua posse na Presidência da Corte – e alinhada às melhores práticas observadas nas democracias constitucionais contemporâneas. Por sua inequívoca relevância institucional, essa iniciativa deve ser apoiada pela sociedade, pela comunidade jurídica e pelos meios acadêmicos, pois visa resguardar não apenas a dignidade pessoal dos ministros, mas, sobretudo, a respeitabilidade do próprio Supremo Tribunal Federal. (…)”

Outro destaque da revista é a estreia do jornalista Juca Kfouri como colunista fixo. Em seu primeiro texto, ele aborda o livro de Mohammed El-Kurd, um libelo humanista contra o horror do genocídio dos palestinos, perpetrado em pleno século 21. Leia o artigo “Vítimas perfeitas” clicando aqui.

Nesta edição ainda, os jornalistas Bernardo Cotrim e Rodrigo V. Borges analisam o cenário geopolítico da América Latina, após a vitória da ultradireita na eleição presidencial do Chile.

Além disso, a Revista Liberta tem artigos de Leandro Demori, Jamil Chade, Leonardo Boff, Marcia Tiburi, Luís Costa Pinto João Cézar de Castro Rocha, o grupo de humor Sensacionalista, as frases da semana, a foto da semana e uma charge de Schröder.

Tudo embalado em mais uma capa genial de Aroeira.

Para assinar a Revista Liberta, clique aqui.





ICL – Notícias

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Ofertas do dia: comece a semana com um novo smartwatch! Aproveite os descontos

Confira uma seleção de smartwatches em oferta na Amazon e aproveite os descontos para economizar na sua compra! Compartilhe esta matéria Não perca as ofertas...

Brasil entra no top 10 dos países mais perigosos do mundo

(Uol/Folhapress) — O Brasil figura entre os países com violência mais severa...