GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
domingo, abril 6, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Em menos de 1 h, 2 aviões da Latam sofrem colisão com pássaros em Guarulhos


Dois aviões da Latam foram atingidos por pássaros na manhã deste sábado (5) durante procedimento de pouso no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. Segundo a companhia, os incidentes ocorreram em um intervalo de 50 minutos.

A empresa não informou quais voos os aviões atingidos faziam, mas destacou que “as aeronaves pousaram em total segurança, porém episódios como estes geram grandes impactos em toda a operação”.

A companhia chamou a atenção para a “alta incidência” de bird strikes –como são conhecidas na aviação as ocorrências de choque entre aviões e aves– no Brasil. Segundo a Latam, isso “acaba prejudicando muitos passageiros com voos cancelados ou atrasados, além de provocar custos adicionais com reparos e manutenção de aeronaves, motores fora de operação e eventual escala de tripulantes reserva”.

Somente neste ano, até o dia 1º de abril, 55 casos de bird strikes foram registrados no Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer), uma ferramenta do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Não houve vítimas em nenhuma dessas ocorrências.

Em todo o ano passado, o Sipaer computou 927 casos de bird strikes –um aumento de 24,3% na comparação com o ano anterior, quando foram registrados 746 episódios. Nos dois anos, houve apenas dois casos de incidentes com vítimas. Os ferimentos foram leves, segundo consta no relatório.

A Latam diz que, dos casos ocorridos em 2014 no Brasil, 513 envolveram voos da companhia. “O setor tem alertado para a necessidade de uma gestão eficiente da fauna por parte dos municípios e administradores aeroportuários nas proximidades dos aeroportos brasileiros”, diz a empresa.

A CNN pediu um posicionamento à GRU Airport, concessionária responsável pelo aeroporto de Guarulhos, mas ainda não obteve resposta.



Fonte: CNN Brasil

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Kryptus amplia estrutura de SOC em Brasília

Kryptus amplia estrutura de SOC em Brasília - CISO Advisor Ir para o conteúdo Fonte: CISO Advisor

Bolsonaro associa turma do STF a ‘câmara de gás’ e diz que pode morrer na prisão

Por Júlia Barbon (Folhapress) — Denunciado ao STF (Supremo Tribunal Federal) sob a acusação de liderar uma tentativa de golpe de Estado, Jair Bolsonaro (PL) disse nesta terça-feira (25)...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo