spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

entenda a polêmica que (literalmente) derreteu o ChatGPT


Imagens geradas pelo ChatGPT no estilo das animações do Studio Ghibli, co-fundado por Hayao Miyazaki, tomaram conta das redes sociais nesta semana. Tanta gente gerou imagens que “nossas GPUs estão derretendo“, postou o CEO da OpenAI, Sam Altman, no X. E a trend despertou polêmicas.

São camadas e camadas de polêmicas. Pipocaram discussões sobre como o uso da IA para imitar o estilo Ghibli viola direitos autorais e desvaloriza o trabalho humano, por exemplo. Até aí, tudo certo.

Quando a página da Casa Branca, no X, entrou na brincadeira, a trend foi politizada. “Mas [a trend] sempre foi [política]”, aponta a repórter Adi Robertson em artigo publicado no The Verge.

Geração de imagens estilo Ghibli no ChatGPT e postura do governo Trump compartilham mentalidade, diz repórter

Primeiro, a página postou fotos de uma detenta chorando. Segundo a postagem, ela era traficante de fentanil e imigrante legal. Depois, acrescentou uma imagem no estilo Ghibli – muito provavelmente gerada no ChatGPT – na qual um policial carrancudo algemava a mulher aos prantos.

Captura de tela de postagem da Casa Branca no X de imagem gerada pelo ChatGPT no estilo Studio Ghibli de foto de pessoa sendo deportada
Postagem da página da Casa Branca aproveitando a trend da geração de imagens no estilo do Studio Ghibli no ChatGPT (Imagem: Reprodução/Redes sociais)

Ambos [filtro Ghibli e postura da Casa Branca nas redes] são, por mais contraintuitivo que pareça, produto de uma mentalidade que trata decência básica como fraqueza e a insensibilidade como a prerrogativa do poder“, argumenta a repórter do Verge.

Para ela, “IA Ghibli e Trump se encaixam de maneira bizarra”. No geral, mídia gerada por IA é a estética principal do movimento Maga (sigla em inglês de “Make America Great Again“), capitaneado pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Questões culturais à parte, essa estética é produto dos vínculos entre Trump e a indústria de IA, segundo Robertson. Por exemplo, o bilionário Elon Musk, grande conselheiro de Trump, tem uma empresa de IA (a xAI). Além disso, o presidente nomeou David Sacks como “czar da IA” e canetou um projetaço para o setor (o Stargate, do qual a OpenAI faz parte).

Filtro Ghibli e a indiferença da era Trump

Captura de tela de postagem no X com imagens geradas pelo ChatGPT no estilo Studio Ghibli de memes famosos
Trend das imagens estilo Studio Ghibli geradas pelo ChatGPT é fofa, mas tem camadas sombrias (Imagem: Reprodução/Redes sociais)

A repórter aponta algo mais sombrio. “Em sua essência, [o filtro Ghibli] é um eco menor da total indiferença da era Trump para com os outros seres humanos.”

Para começar, o cineasta Hayao Miyazaki é um dos artistas mais notoriamente anti-IA do mundo. Conforme o Ghibli-verso gerado por ChatGPT viralizava, não demorou para resgatarem um trecho de um documentário de 2016. Nele, o artista chama uma animação feita por IA de “insulto à vida em si”.

Leia mais:

Usar o trabalho do Studio Ghibli para publicidade é um movimento de poder, explica Brian Merchant em sua newsletter Blood in the Machine. Isso diz aos artistas cujas criações fazem o ChatGPT funcionar: “Nós pegamos o que queremos, e vamos contar a todos que estamos fazendo isso. Você consente? Não nos importamos.”




Fonte: Olhar Digital

Flávio ameaça apoiar Moro no Paraná para frear candidatura presidencial de Ratinho Jr.

Por Raphael Di Cunto (Folhapress) – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ameaça apoiar...

Camex zera tarifa de importação para mais de 1 mil produtos

O Comitê-Executivo de Gestão...

Após protestos, Trump vai retirar agentes de imigração de Minnesota

Por Brasil de Fato O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (12)...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Mulher é presa com 1,5 kg de cocaína no Aeroporto do Galeão (RJ)

Uma mulher foi presa em flagrante pela Polícia Federal por transportar cerca de 1,5kg de cocaína escondida nas suas roupas, no...

Ipem-AM acompanha verificação de medidores de água em laboratório de hidrometria

Como parte do plano de trabalho do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), o diretor-presidente do órgão, Renato Marinho, acompanhou, na quarta-feira...