GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 3, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Entenda ‘trend’ que utiliza IA para transformar fotos em estilo anime



A plataforma da empresa OpenAI ganhou 1 milhão de seguidores depois do lançamento (Composição: Lucas Oliveira/CENARIUM)

01 de abril de 2025

Ana Pastana – Da Cenarium

MANAUS (AM) – Uma nova “febre” tem tomado conta das redes sociais nos últimos dias. A empresa OpenAI, responsável pelo ChatGPT, lançou uma nova plataforma que possibilita a criação de imagens utilizando Inteligência Artificial (IA). Após liberar a ferramenta, nessa segunda-feira, 31, a plataforma ganhou 1 milhão de usuários em 1h e em seguida, imagens como o estilo Studio Ghibli começaram a circular no Instagram.

O Studio Ghibli é um estúdio de animação japonês, fundado em 1985, em Tóquio, responsável por produzir longas de animações premiadas como: O Castelo no Céu (1986); Meu amigo Totoro (1988); A Viagem de Chihiro (2001); dentre outros. Após a liberação da criação de imagens por IA, internautas passaram a reproduzir momentos pessoais e até memes que viralizaram nas redes sociais.

Com um estilo único, o Studio Ghibli é conhecido pela forma original e complexa de desenhar, produzidos à mão e com uma qualidade realista das obras. Mas, através da plataforma, as imagens passaram a ser geradas a partir de um comando feito pelo usuário que determina como deseja transformar a mídia. O uso da reprodução da obra, apesar de inofensiva, gerou debates sobre a apropriação da arte, direitos autorais e criatividade.

Com a nova trend – tendência das redes sociais -, um vídeo do fundador do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki, em 2016, onde ele afirma que teria ficado “totalmente enojado” ao se deparar com a demonstração de um vídeo criado com IA na época, voltou a circular. Miyazaki também afirma durante a reunião que “nunca desejaria incorporar essa tecnologia” e que sentia “fortemente que isso é um insulto à própria vida”.

Assista o vídeo:

IA

A Inteligência Artificial é um mecanismo capaz de fazer ações semelhantes a inteligência humana como produzir textos, criar imagens, pessoas e animações. Apesar de ter sido revolucionada em 2010, a IA existe desde 1940, quando foi criada a base teórica pelo filósofo Alan Turing.

Já a OpenAI, fundada em 2015, é uma organização de pesquisa responsável pela IA que tem como o principal objetivo desenvolver o avanço do mecanismo para ajudar no dia a dia e em tarefas humanas.

Recentemente, um militar que supostamente teria explodido o veículo produzido pela empresa do bilionário Elon Musk, o Tesla Cybertruck, em frente ao Hotel Trump, em Las Vegas, nos Estados Unidos, teria usado a plataforma do ChatGPT. As informações foram emitidas pela polícia local que, ao investigar o caso, descobriu que o militar teria procurado a ferramenta por IA, sobre informações sobre explosivos, velocidade de munições específicas e até fogos de artifícios.

A ferramenta virou “febre” no Brasil e fãs de ídolos como Ronaldinho Gaúcho tomam liberdade para enaltecer seus atros por meio da IA (Divulgação)
Debates

O debate sobre a utilização da IA não é novidade e nem uma pauta especifica referente a nova trend. O jornalismo brasileiro também tem se adaptado e até encontrado dificuldades para lidar com a plataforma que, tem como objetivo, mecanizar ações como por exemplo, a criação de textos.

Em um mundo sobrecarregado de informações e novidades tecnológicas, linguagens se misturam e formam novos cenário. A IA amplia as possibilidades de novidades na comunicação, mas também impõem novos desafios.

Ao mesmo tempo, a utilização de IA cresce em redações, como a automação de tarefas e a personalização de conteúdos. Os autores Nic Newman e Federica Cherubini relatam no levantamento que o “grande desafio” deve ser a integração da IA sem comprometer os valores do jornalismo, como imparcialidade, precisão e responsabilidade.

Leia também: Profissionais apontam desafios e oportunidades em tempos de IA



Fonte: Agência Cenarium

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

‘Pelo amor de Deus, Cidão, ‘o presidente vai ser preso na Papuda’: veja mensagens entre Cid e coronel

Conversas entre o ajudante de ordens de Jair Bolsonaro e o subchefe do Estado Maior do Exército Jean Lawand Junior constam em relatório pela...

Certidões de Habite-se têm alta de 98% em janeiro na Prefeitura de Manaus

Com 98% de aumento, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), expediu 107 novas certidões de Habite-se em janeiro de 2023, comparando com o período de 2022, quando foram emitidos 54 documentos.

Folia Pet promete diversão ao lado de mascotes no Shopping Ponta Negra

Evento faz parte da programação carnavalesca do centro de compras da zona oeste de Manaus. Os apaixonados por Pets também poderão se divertir no carnaval,...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo