spot_imgspot_img
29.3 C
Manaus
segunda-feira, fevereiro 16, 2026
spot_imgspot_img

Escola de samba que homenageou Lula denuncia perseguição por causa do enredo


A escola de Samba Acadêmicos de Niterói, que desfilou na Sapucaí neste domingo (15) com uma homenagem ao presidente Lula, emitiu nota nesta segunda-feira (16) em que relata ter superado perseguições e ataques para manter o enredo escolhido pela diretoria.

A escola diz ter sofrido perseguições “vindas de gestores do próprio Carnaval Carioca”.

No texto, a diretoria diz que considera injusta a narrativa segundo a qual “quem sobe, desce” — uma alusão à probabilidade maior de que a escola de samba que ascende do Grupo de Acesso ao Grupo Especial é a favorita a ser rebaixada.

“Reafirmamos com firmeza que esperamos um julgamento justo, técnico e transparente, que respeite o que foi apresentado na Avenida e não reproduza perseguições, interesses ou pré-julgamentos”.

A nota diz que “a aclamação popular” foi a resposta. “O carinho do público foi o nosso maior prêmio”, relata a diretoria.

Houve grande expectativa pelo desfile, já que o enredo foi alvo de críticas por parte de políticos da oposição. Eles afirmam que se trata de um desvio de finalidade para autopromoção e suposta campanha eleitoral antecipada. Os parlamentares questionam o repasse de verbas públicas, que são destinadas para todas as escolas. Muitos anunciaram que vão à Justiça para acusar Lula e a agremiação de crime eleitoral.

Carro mostra “Bozo” preso e com tornozeleira eletrônica. Foto: Luiza Monteiro | Riotur

Leia a nota da escola na íntegra:

“A Acadêmicos de Niterói começa essa mensagem agradecendo, de coração aberto, à sua comunidade. O que vivemos na Avenida só foi possível graças à força do povo, à união dos nossos componentes e ao amor de quem nunca deixou essa escola caminhar sozinha.

Mas é preciso dizer a verdade.

Durante todo o processo carnavalesco, a nossa agremiação foi perseguida. Sofremos ataques políticos, enfrentamos setores conservadores e, de forma ainda mais grave, lidamos com perseguições vindas de gestores do próprio Carnaval Carioca. Houve tentativas de interferência direta na nossa autonomia artística, com pedidos de mudança de enredo, questionamentos sobre a letra do samba e outras ações que buscaram nos enquadrar e nos silenciar.

Não conseguiram.

Mesmo pressionada, a Acadêmicos de Niterói não se curvou. Nos posicionamos, resistimos e levamos para a Avenida um desfile verdadeiro, potente e coerente com a nossa identidade.

A força da nossa comunidade foi o nosso pilar. A aclamação popular foi a nossa resposta. O carinho do público foi o nosso maior prêmio.

Também não ignoramos o histórico conhecido no Carnaval: a narrativa injusta de que “quem sobe, desce”. Por isso, reafirmamos com firmeza que esperamos um julgamento justo, técnico e transparente, que respeite o que foi apresentado na Avenida e não reproduza perseguições, interesses ou pré-julgamentos.

A nossa mensagem ecoa clara, forte e sem medo:

EM NITERÓI, O AMOR VENCEU O MEDO

Seguimos firmes.
Seguimos com o povo.
Seguimos atentos”.





ICL – Notícias

Lula do Galo, do BaianaSystem ou da Sapucaí?

No Galo da Madrugada, o maior bloco — em linha reta ou...

Tese da AGU obriga autor de feminicídio a ressarcir pensão do INSS

Ações para responsabilizar financeiramente...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

“Garota do Momento”: Ana Maria fica em choque ao descobrir quem é seu pai

Em “Garota do Momento”, Ana Maria (Rebeca Carvalho) será surpreendida com uma grande revelações. Ela descobrirá que sua mãe, Iolanda (Carla Cristina Cardoso),...

Veja as canetas emagrecedoras sem aval da Anvisa vendidas no Brasil e seus riscos

(Folhapress) – Uma mulher que usou um emagracedor vendido de forma ilegal...