A exposição “A FAS faz”, que apresenta uma série de ações da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) ao longo dos seus 15 anos em prol da conservação do meio ambiente e dos povos da floresta, será realizada até o dia 9 de julho, das 10h às 22h, com entrada gratuita no Espaço do Buritizal, localizado na Praça de Alimentação do Manauara Shopping.
Os principais resultados da FAS, que ganharam destaque na exposição, incluem a implantação de nove Núcleos de Inovação e Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável (Nieds); o aumento em 202% da renda familiar de participantes do Programa Bolsa Floresta, em Unidades de Conservação (UCs); a instalação de 66 pontos de telessaúde em 22 municípios; mais de 200 mil famílias beneficiadas; entre outras.
Além disso, a instituição apresenta suas principais ações que a indicaram como a melhor ONG do Brasil, em 2021, e a melhor do Amazonas, ano passado.
“Levar a exposição ‘A FAS faz’ é fazer com que a sociedade amazonense conheça um pouco do que a FAS desenvolve e os impactos que a instituição está imprimindo nas comunidades do Amazonas. É importante que as pessoas conheçam o esforço que está sendo feito para conservar a Amazônia e cuidar de quem cuida dela”, destaca a superintendente de desenvolvimento sustentável de comunidades da FAS, Valcléia Solidade.
A exposição faz parte da campanha “Amazônia limpa, Amazônia viva”, em alusão ao mês do Meio Ambiente. Ainda no Manauara Shopping, a instituição está promovendo oficinas educativas gratuitas para crianças e adolescentes sobre conservação do meio ambiente.
Sobre a FAS
A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021.