Os Movimentos Socias por Moradia Popular atuam organizadamente no Amazonas há pelo menos duas décadas e já conseguiram importantes avanços, principalmente durante os governos populares
Manaus – O Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, lança nesta sexta-feira, 24 de maio, em Manaus (AM), o Programa Minha Casa Minha Vida Entidades (MCMV-E). Este programa visa garantir e viabilizar 783 unidades habitacionais, tanto urbanas quanto rurais.
Avanços e Melhorias do Programa
Criado em 2009 e revitalizado pela Medida Provisória nº 1.162 de 14 de fevereiro de 2023, convertida na Lei nº 14.620 de 13 de julho de 2023, o MCMV-E adota novas práticas. Nesta versão, o programa foca em melhores localizações para empreendimentos habitacionais, garantindo proximidade a comércio, equipamentos públicos e transporte público.
Novas Formas de Atendimento
O programa introduz novas formas de atendimento, ampliando a oferta de moradias mediante a produção de novas unidades ou requalificação de imóveis existentes. O conceito de retrofit, que envolve a reforma e adaptação de prédios públicos para uso habitacional, será uma das estratégias aplicadas.
Importância e Impacto Social
Cristiane Sales, coordenadora nacional da União Nacional por Moradia Popular (UNMP) no Amazonas, enfatiza a importância do programa: “O Governo Federal, ao empoderar as entidades sociais, reconhece e empodera quem atua no Brasil, nesse caso no Amazonas, em busca de dignidade para as famílias que não têm onde morar. Isso já ocorreu anteriormente, no Governo Dilma e volta a acontecer agora, no Governo Lula, governos que priorizam as pessoas”.
Entidades Selecionadas
Diversas entidades foram selecionadas para construir as unidades habitacionais na capital e no interior do Amazonas, incluindo Instituto Raízes Caboclas, Conselho Comunitário do Zumbí, Cooperativa Habitação do Amazonas, Clube de Mães Dona Maria Cunha, Movimento de Mulheres Unidas por Moradia, Instituto Casa da Mamãe, e TORO DUUGU de Santo Antônio do Içá.
Detalhes das Construções
No interior do estado, está prevista a construção de 500 casas em municípios como Coari, Urucurituba, Manacapuru, Autazes, São Gabriel da Cachoeira, Itacoatiara, Anori, Careiro Castanho e Maués. Em Manaus, serão construídas 283 moradias, incluindo uma edificação no centro da cidade, que será repassada oficialmente às famílias coordenadas pelo Movimento de Mulheres Unidas por Moradia (MMUM).
Cerimônia de Lançamento
A cerimônia de lançamento contará com a presença de Noemi Lemes, Superintendente Nacional de Habitação de Interesse Social da Caixa Econômica Federal, e André Nunes, Diretor de Destinação de Imóveis da União, além de dirigentes de movimentos sociais e diversas autoridades locais.
Serviço
- O que: Lançamento do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades
- Quem: Governo Federal / Ministério das Cidades / UNMP
- Por que: Construção de Unidades Habitacionais, Urbanas e Rurais
- Quando: 24 de maio, 16h
- Onde: Manaus, Zona Norte, Bairro Santa Etelvina, Avenida 17 de março, sem número, ao lado do Terminal de Ônibus
Informações
- Contato: Cristiane Sales – (92) 9 9408 4438