Governo Lula confirma salário mínimo de R$ 1.621 para 2026

[ad_1]

O Ministério do Planejamento e Orçamento confirmou nesta quarta-feira (10) que o salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026, um aumento de R$ 103 em relação ao atual valor de R$ 1.518, equivalente a um reajuste de 6,79%. O novo piso salarial passa a valer em janeiro, refletindo no salário pago em fevereiro.

O cálculo do reajuste segue a regra constitucional: soma da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) nos 12 meses até novembro e do crescimento real do PIB (Produto Interno Bruto) dos dois anos anteriores. Para 2026, o PIB de 2024, que cresceu 3,4%, seria considerado.

No entanto, uma lei aprovada em dezembro do ano passado estabelece um limite de 2,5% para aumento real do salário mínimo, em linha com o teto de gastos do arcabouço fiscal. Com isso, o reajuste de 2026 será composto pela inflação de 4,4% acumulada até novembro deste ano, somada ao teto de 2,5% de alta real, totalizando o novo piso de R$ 1.621.

Referência para milhões de brasileiros

Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o salário mínimo serve de referência para 59,9 milhões de pessoas no país. Além dos trabalhadores que recebem o mínimo por contrato, o piso salarial impacta aposentadorias, pensões e benefícios como o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

O salário mínimo também influencia o poder de compra e o salário médio da população, gerando efeitos indiretos sobre a economia.

Impactos nas contas públicas

O reajuste do salário mínimo também eleva os gastos obrigatórios do governo federal, uma vez que benefícios previdenciários, abono salarial e seguro-desemprego não podem ser inferiores ao piso.

Estima-se que cada R$ 1 de aumento gere R$ 420 milhões de despesas em 2026, o que significa que o acréscimo de R$ 103 ao salário mínimo adiciona cerca de R$ 43,2 bilhões aos gastos obrigatórios.

O aumento do piso salarial restringe os recursos disponíveis para despesas discricionárias, como políticas públicas, e alguns economistas defendem desvincular benefícios previdenciários do salário mínimo, limitando sua correção apenas à inflação — prática adotada durante o governo Jair Bolsonaro.

Salário mínimo necessário x valor atual

Para garantir condições mínimas de sobrevivência, o Dieese calcula que, em novembro deste ano, o salário mínimo necessário para uma família de quatro pessoas deveria ser de R$ 7.067,18, 4,66 vezes maior que o piso vigente de R$ 1.518.

O cálculo considera gastos com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência, conforme prevê a Constituição.



[ad_2]

ICL – Notícias

ASSALTOS A ÔNIBUS DESPENCAM EM MANAUS: REDUÇÃO HISTÓRICA DESDE 2022 De 1.943 assaltos em 2022 para 128 registros até outubro de 2026! Manaus apresenta uma...

O prefeito de Manaus, Renato Junior, acompanhou, na noite desta segunda-feira, 9/11, a reconstrução do canteiro central da avenida Cosme Ferreira, no bairro Coroado,...

Prefeito Renato Júnior participou da aula inaugural nesta segunda-feira (9). Novos agentes devem concluir a formação em janeiro de 2027. A Prefeitura de Manaus iniciou,...

Amazonas Repórter

Tudo

Ministro do STF, Alexandre de Moraes nega pedido para isentar X no Brasil de ordens judiciais

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta terça-feira (9) pedido da rede social X, antigo Twitter, de isentar sua...

Prefeitura de Manaus realiza ‘Carnaidoso’ no Parque Municipal do Idoso no dia 16/2

A Prefeitura de Manaus, por meio do programa “Conviver”, do Parque Municipal do Idoso (PMI), via Fundação Doutor Thomas, realizará o tradicional “Carnaidoso”. A folia promete levar muita diversão ao público da terceira idade, no dia 16/2, a partir das 15h, no ginásio PMI, na rua Rio Mar, nº 1.324, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.