spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Lula dá aval a MP da isenção da conta de luz a mais pobres, diz Silveira


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu aval nesta terça-feira (6) a medida provisória (MP) que estabelece isenção do pagamento de energia elétrica para até 60 milhões de pessoas.

A expectativa é de que o texto seja enviado ao Congresso Nacional na semana que vem, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornar ao Brasil.

A informação, que já havia sido antecipada pela CNN, foi confirmada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante o anúncio da aquisição de parte da Agência iNFRA pelo grupo Esfera Brasil, do presidente-executivo da CNN, João Camargo.

Por ser uma MP, o texto tem que ser aprovada pelo Congresso Nacional em 60 dias, prorrogável por igual período. Se o texto não for votado dentro desse prazo, a medida perde validade.

A proposta do governo federal estabelece desconto integral na conta de luz para consumidores que consumam até 80 kWh por mês e que atendam aos seguintes requisitos:

  • Famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até meio salário mínimo per capita;
  • Pessoas com deficiência ou idosos inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Famílias indígenas ou quilombolas do CadÚnico.

De acordo com a medida, o consumidor só vai pagar o que ultrapassar o limite de 80 kWh.

A tarifa social atende atualmente cerca de 40 milhões de pessoas, com descontos de até 65%. Famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico que atendam aos requisitos têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh por mês.

A MP também estabelece a isenção do pagamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para as famílias com renda mensal de meio a um salário mínimo inscritas no CadÚnico.

A medida também determina que, a partir de 2026, os consumidores de baixa tensão — residenciais e pequenos comércios — possam escolher a fonte da sua energia. A ideia é que essa abertura seja escalonada, começando no fim do próximo ano.

Especialistas: Brasil pode liderar transição para mercado de baixo carbono



Fonte: CNN Brasil

Polícia aponta secretário como autor de morte do filho e tentativa contra outro em GO

A Polícia Civil de Goiás descarta, até o momento, o envolvimento de...

Norma da Anvisa sobre receitas controladas impressas entra em vigor

A partir desta sexta-feira...

Hospital Santa Júlia lança Cartão Santa Saúde com consultas a R$ 150 e descontos em exames e cirurgias

Alternativa sem mensalidade nem carência oferece redução de até 40% em exames e preços diferenciados para procedimentos O Hospital Santa Júlia (HSJ), em Manaus, lançou...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Ofertas do dia: aproveite até 25% off em smartphone, tablet, robô aspirador e mais!

O Olhar Digital selecionou produtos diversos em oferta na Amazon; confira a nossa lista e aproveite para comprar sem sair de casa! Compartilhe esta...

10 erros que provocam a apreensão do carro e como evitá-los

Ao ser parado em uma blitz da polícia ou passar por alguma outra ocasião de fiscalização das autoridades, é essencial que os motoristas estejam com...