Na madrugada desta terça-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido a uma cirurgia para drenagem de um hematoma intracraniano no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O procedimento foi realizado com sucesso, sem intercorrências, e o presidente permanece em recuperação, sob observação intensiva em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Lula buscou atendimento médico na noite de ontem (9) na unidade de Brasília do Sírio-Libanês após queixas de dores de cabeça. Uma ressonância magnética revelou a presença de uma hemorragia intracraniana, ocasionada por um acidente doméstico ocorrido no dia 19 de outubro.
Com o diagnóstico, foi transferido para São Paulo, onde a cirurgia foi realizada pela equipe médica coordenada pelos doutores Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.
O hospital informou que um novo boletim médico será divulgado ainda nesta manhã. Uma entrevista coletiva está programada para as 9h na Unidade Bela Vista do Sírio-Libanês, onde os médicos trarão mais informações sobre o estado de saúde do presidente.
A evolução clínica de Lula é positiva, e ele segue recebendo os cuidados necessários para garantir sua plena recuperação.