GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
24.3 C
Manaus
segunda-feira, março 31, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Movimentos fazem ato em memória das vítimas da ditadura em frente ao antigo DOI-Codi no RJ


Movimentos sociais realizaram, nesta quinta-feira (27), um ato em memória das vítimas da ditadura militar em frente ao antigo DOI-Codi, na Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A manifestação ocorreu um dia após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se tornar réu no STF por tentativa de golpe.

O ato reivindicou que o prédio do antigo DOI-Codi, que hoje abriga o 1º Batalhão de Polícia do Exército, se torne um Museu da Memória. Os movimentos pedem o tombamento do local pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

“Um dia depois da decisão do STF e a poucos dias da data do golpe de 64, ( o ato) ganha um outro simbolismo porque é a primeira vez que o Estado brasileiro responde à uma tentativa de golpe de Estado. Essa é uma mudança na história do Brasil, é uma mudança muito forte e robusta, que nos emociona e ao mesmo tempo, nos desafia a manter a consciência democrática brasileira”, ressaltou a deputada Jandira Feghali (PCdoB – RJ) em entrevista ao ICL Notícias.

A manifestação também foi em memória de Rubens Paiva e de outros 52 mortos ou desaparecidos por ação direta dos agentes do Destacamento de Operações de Informação-Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi).

Ato reivindicou que o prédio do antigo DOI-CODI se torne um Museu da Memória. (Foto: Lucas Rocha/ ICL Notícias)

A deputada estadual do Rio de Janeiro Dani Balbi (PCdoB), que apresentou moção de louvor à família Paiva, esteve presente no ato e também falou ao ICL Notícias.

“Ato em defesa da memória de todas e todos que tombaram na luta contra a ditadura empresarial-militar que atrasou o futuro do país, que ceifou muitas vidas e foi um dos elementos que ajudou a condenar a classe trabalhadora brasileira à essa situação que nos encontramos. Ato para lembrar que a luta deles valeu a pena”, disse Dani Balbi.

“Em um momento como esse, de ameaça ao Estado Democrático de Direito, com tentativas golpistas de abolição violenta de democracia, que foi construída a partir do sangue, do suor, da luta e da resistência, nós devemos estar aqui em memória de Rubens Paiva e de tantos outros”, completou.

O ato foi construído pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e pelo Sindicato dos Engenheiros do RJ (Senge-RJ), com apoio de mandatos parlamentares, movimentos sociais, organizações de direitos humanos e sindicatos.

Parlamentares marcaram presença no ato

Além da deputada estadual Dani Balbi (PCdoB) e da deputada federal Jandira Feghali, os deputados federais Reimont (PT) e Tarcísio Motta (PSOL) e a vereadora Maíra do MST (PT) marcaram presença no ato. Todos falaram sobre a importância de lembrar do golpe de 1964.

ato

Parlamentares marcaram presença no ato. (Foto: Reprodução/ Maíra do MST)

“Nós estamos aqui para dizer que a democracia precisa sobreviver e ditadura nunca mais. A nossa luta também é para transformar esse quartel de tanta tortura em um memorial para que a criançada da escola pública e a juventude conheçam a história e não permitam que ela volte a acontecer”, disse o deputado federal Reimont (PT-RJ), em entrevista ao ICL Notícias.

“Fazer memória, lembrar, lutar por verdade, justiça e reparação é fundamental. No ano em que o ‘Ainda Estou Aqui’ conseguiu o Oscar, é muito importante mobilizar a sociedade para que a gente não esqueça e para que nunca mais aconteça”, salientou o deputado Tarcísio Motta (PSOL – RJ).





Fonte: ICL Notícias

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Com calor acima dos 30° no AM, é importante prestar atenção na ingestão de água

O Amazonas tem batido recorde de temperatura nos últimos dias e isso levanta sérias preocupações sobre os impactos na saúde das pessoas. No último...

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara Municipal de Presidente Figueiredo em R$ 172,2 mil

Irregularidades identificadas na prestação de contas do exercício de 2019 da Câmara Municipal de Presidente Figueiredo levaram os conselheiros do Tribunal de Contas do...

Lula deve viajar para Rússia em maio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve viajar para a Rússia, no próximo mês de maio, para celebração dos 80 anos da vitória...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo