GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
29.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 2, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

MP investiga morte de defensora pública após tentativa de colocar DIU



A morte da defensora pública Geana Aline de Souza Oliveira, de 39 anos, é investigada pelo MPRR (Composição: Lucas Oliveira/CENARIUM)

27 de março de 2025

Bianca Diniz – Da Cenarium

RORAIMA (RR) – O Ministério Público de Roraima (MPRR) abriu um procedimento para investigar as circunstâncias da morte da defensora pública Geana Aline de Souza Oliveira, de 39 anos, ocorrida na terça-feira, 25. A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, responsável pelo caso, apura se houve falha médica ou negligência no atendimento prestado à defensora, que faleceu por infecção generalizada após a tentativa de colocação de um dispositivo intrauterino (DIU).

Defensora pública do Estado de Roraima, Geana Aline (Reprodução/Adep-RR)

Geana realizou o procedimento no dia 18 de março, em uma clínica particular em Boa Vista. De acordo com familiares, ela passou a apresentar febre e dores intensas nos dias seguintes, sendo internada em um hospital privado já em estado grave na terça-feira. O boletim médico indicou que a defensora chegou à unidade com um quadro de choque séptico, causado por um “abdômen agudo perfurativo de foco ginecológico”. Apesar da cirurgia de emergência, Geana não resistiu.

Após a morte de Geane, o Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR) abriu uma sindicância para apurar a atuação da médica responsável pelo procedimento, Mayra Suzanne Garcia Valladão. Nas redes sociais, por meio de uma nota de esclarecimento assinada pela advogada Ana Raquel Brito, Mayra ressalta que a morte da defensora “não tem relação com os atendimentos médicos realizados” e garantiu que prestou toda a assistência necessária e reafirmou “compromisso com a verdade e cuidados médicos”.

Comoção

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) emitiu uma nota pública lamentando a perda da defensora, que atuava desde 2017. “Geana Aline era uma profissional comprometida com a justiça e a defesa dos direitos dos mais vulneráveis […]. Roraima perde uma defensora incansável. Seu legado e exemplo permanecerão vivos em nossa memória”, destacou o órgão.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR), o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), a Assembleia Legislativa de Roraima (Alerr), o Ministério Público de Contas de Roraima e defensorias públicas de estados como Amazonas, Pará e São Paulo, entre outros órgãos públicos, também lamentaram o falecimento de Geana.

Trajetória

A defensora pública, Geana Aline também era presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Roraima (Adper) e primeira secretária da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), sendo reconhecida pela atuação em prol da sociedade, a valorização da categoria pela defesa dos direitos humanos no Estado de Roraima e em todo o País.

Leia mais: Senador de Roraima quer derrubar decreto que dá poder de polícia à Funai
Editado por Izaías Godinho



Fonte: Agência Cenarium

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Especial Queen Cover é atração gratuita no Millennium Shopping

No próximo dia 25, a partir das 19h, o Millennium Shopping promete ser o point dos fãs da banda britânica Queen. Isso porque a...

Pós-graduação é alternativa para suprir déficit de vagas na Residência Médica

O Ministério da Educação (MEC) anunciou recentemente a redução do número de Programas de Residência Médica no país, como parte da reestruturação do segmento,...

Primeira turma do STF vota contra levar julgamento da denúncia ao Plenário

Os ministros que compõem a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), formaram maioria, nesta terça-feira (25), contra a preliminar que...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo