spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

MPAM derruba esquema de fraude em licitação e lavagem de dinheiro em hospital de Manaus

Na manhã dessa segunda-feira, 26/06, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/AM) e da 77a Promotoria de Justiça Especializada na Proteção ao Patrimônio Público, deflagrou a Operação Jogada Ensaiada. A ação teve como objetivo o cumprimento de quatro mandados de prisão e seis mandados de busca e apreensão. A Justiça determinou, ainda, o bloqueio de bens dos envolvidos até o limite de R$ 2 milhões, além do afastamento dos agentes públicos envolvidos das funções que exerciam no hospital.

A Operação Jogada Ensaiada é o desdobramento de uma investigação, de aproximadamente um ano, conduzida pelo GAECO/AM e pela 77ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção do Patrimônio Público que visou desarticular um esquema criminoso que envolve fraude em licitação, corrupção e lavagem de dinheiro, com a participação de agentes públicos e empresários.

As investigações revelaram que uma empresa foi favorecida no fornecimento de serviços de agentes de portaria para o Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto em Manaus. Além disso, foi constatado um sobrepreço na contratação, resultando em um prejuízo estimado em 2 milhões de reais aos cofres públicos.

O esquema também envolvia o repasse de valores para os gestores da unidade hospitalar, que recebiam a propina por meio de uma empresa de gestão esportiva.

Com a análise dos materiais apreendidos, esperamos individualizar a conduta de cada um dos envolvidos e submeter o caso para apreciação do Judiciário, a fim de que possam responder pelos seus atos praticados e que o erário seja ressarcido”, declarou o Promotor de Justiça José Augusto Palheta Taveira Júnior, membro do Gaeco responsável pela investigação Jogada Ensaiada.

ONU denuncia bloqueio contra Cuba e pede que Trump retire medidas

A ONU soa o alerta diante da situação humanitária em Cuba e...

ONU denuncia bloqueio contra Cuba e pede que Trump retire medidas

A ONU soa o alerta diante da situação humanitária em Cuba e...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Mulher é Agredida com Soco por Investigador da Polícia Civil Após Discussão Política

O investigador da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) Alisson Porto Gama, lotado na 63ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), está sendo investigado pela Corregedoria...

Diálogo nórdico-brasileiro rumo à COP-30 debate integração entre ciência, comunidades locais e políticas públicas na Amazônia

Pesquisadores brasileiros e europeus debatem caminhos para desenvolver pesquisas mais impactantes sobre a Amazônia Estratégias e boas práticas para aumentar o impacto dos resultados da...