spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Músicas geradas por IA representam 18% de todas as faixas da Deezer


Cerca de 18% das músicas carregadas na Deezer são totalmente geradas por Inteligência Artificial, informou a plataforma francesa de streaming na quarta-feira (16), ressaltando o uso crescente da tecnologia em meio a riscos de direitos autorais e preocupações com pagamentos justos aos artistas.

A Deezer disse que mais de 20.000 faixas geradas por IA são carregadas em sua plataforma todos os dias, o que é quase o dobro do número registrado há quatro meses.

“O conteúdo gerado por IA continua a inundar as plataformas de streaming como a Deezer e não vemos nenhum sinal de que esteja diminuindo”, disse Aurelien Herault, chefe de inovação da empresa.

Herault acrescentou que uma ferramenta de detecção lançada em janeiro está ajudando a empresa a filtrar faixas totalmente geradas por IA das recomendações algorítmicas para seus 9,7 milhões de assinantes.

O uso crescente da IA Generativa nos setores criativos desencadeou uma onda de ações judiciais, com artistas, autores e detentores de direitos acusando empresas de IA de usar material protegido por direitos autorais sem consentimento ou compensação para treinar seus modelos.

Entre os alvos estão as ferramentas musicais de IA Suno e Udio, que estão enfrentando ações judiciais do Universal Music Group, Warner Music Group e Sony Music.

As gravadoras, que representam artistas como Taylor Swift, Kendrick Lamar e Ed Sheeran, acusaram as startups de violação em massa de direitos autorais no ano passado por supostamente treinarem sistemas de IA com suas gravações.

A ferramenta de detecção da Deezer pode detectar os resultados da Suno e da Udio, segundo a plataforma de streaming.

Dezenas de músicos, incluindo Billie Eilish, Nicki Minaj e Stevie Wonder, também escreveram uma carta aberta no ano passado alertando que a música gerada por IA e treinada usando seu trabalho poderia “sabotar a criatividade” e afastar os artistas humanos.

Além do setor musical, a entrada da IA em Hollywood e na produção de filmes também gerou polêmica.

O Oscar deste ano provocou um debate sobre o uso da tecnologia na produção e no aprimoramento de vários filmes indicados, incluindo alguns candidatos a Melhor Filme.

Em 2023, escritores e atores de Hollywood fizeram greves exigindo maior proteção contra o uso da IA no audiovisual.

Veja também: Inteligência artificial pode gerar “aniquilação global”, dizem especialistas

Brasil está entre os países que mais usam inteligência artificial



Fonte: CNN Brasil

Flávio ameaça apoiar Moro no Paraná para frear candidatura presidencial de Ratinho Jr.

Por Raphael Di Cunto (Folhapress) – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ameaça apoiar...

Camex zera tarifa de importação para mais de 1 mil produtos

O Comitê-Executivo de Gestão...

Após protestos, Trump vai retirar agentes de imigração de Minnesota

Por Brasil de Fato O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (12)...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Carol Braz denuncia descumprimento de lei de proteção à mulher no Amazonas

No dia em que a lei Maria da Penha completa 18 anos, defensora pública fez denúncia em vídeo publicado nas redes sociais No dia em...