spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

o alerta de Simone Tebet sobe as emendas parlamentares – Política – CartaCapital



A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse nesta terça-feira 25 que as emendas parlamentares, causadoras de embates entre as diferentes esferas de poder, podem se tornar um problema para o país dentro de algum tempo.

Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, da comunicação oficial do governo, Tebet disse que é favorável às emendas, mas elas podem, em algum momento, travar o desenvolvimento de políticas públicas organizadas e planejadas.

“Eu falo como alguém que foi senadora. Acho que a gente tem um grande problema para o futuro no Brasil. Temos que repensar esse modelo em relação às emendas parlamentares”, disse a ministra.

O orçamento para 2025, aprovado na última semana, prevê 50 bilhões de reais em emendas, sendo que 39 bilhões são destinados às emendas impositivas – aquelas nas quais o governo não pode interferir.

“Quem tem a visão do todo é o Executivo federal. Os parlamentares têm uma visão de país, sem dúvida, mas normalmente eles têm a visão muito específica do local por onde foram eleitos”, prosseguiu Tebet.

Apesar do alerta, a ministra disse que o governo está ‘satisfeito’ com a aprovação do orçamento, “pois é um governo democrático que sabe que se faz o orçamento em parceria com o Congresso Nacional”.

A ministra disse, ainda, que os recursos para programas sociais, como Bolsa Família e Pé-de-Meia, estão garantidos. “Não vai faltar nenhum centavo”, afirmou.



Por: Carta Capital

Flávio ameaça apoiar Moro no Paraná para frear candidatura presidencial de Ratinho Jr.

Por Raphael Di Cunto (Folhapress) – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ameaça apoiar...

Camex zera tarifa de importação para mais de 1 mil produtos

O Comitê-Executivo de Gestão...

Após protestos, Trump vai retirar agentes de imigração de Minnesota

Por Brasil de Fato O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (12)...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Meta enfrenta julgamento que pode forçar venda do Instagram e WhatsApp

A Meta começará a ser julgada nos Estados Unidos a partir desta segunda-feira (14).O governo dos EUA está avançando com um...