GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
24.3 C
Manaus
segunda-feira, maio 19, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

O “efeito rebote” do ato bolsonarista nas redes sociais

[ad_1]

O campo bolsonarista se fez presente nas redes e pautou o debate sobre Jair Bolsonaro durante as manifestações do dia 16/03. No domingo, 72% das interações vieram de atores bolsonaristas, bem acima dos 17% em atores de imprensa, 9% no campo antibolsonarista e 2% de não-polarizados. Ao analisarmos os números, é possível apontar que o bolsonarismo foi eficiente em manter coesa a sua própria base, todavia, sem qualquer indício de caráter viral e/ou aproximação de outros agrupamentos via pauta da anistia.

Porém uma espécie de “efeito rebote” da manifestação bolsonarista ocorreu nas redes no dia 17/03: o bolsonarismo registrou uma queda considerável ao analisarmos o volume de interações em cada cluster. Analisando exclusivamente publicações que citaram Bolsonaro no período, o cluster bolsonarista representou “apenas” 38% das interações (bem abaixo da média dos meses anteriores entre 65% e 70%). A queda está correlacionada ao aumento do antibolsonarismo (30%) e da imprensa (30%). Não-polarizados seguem representando um volume menor que 2%.

Esse cenário reforça a hipótese de que o ato em defesa da anistia exerceu um papel fundamental para o campo antibolsonarista, que foi o de reaglutinar forças com laços fracos e que, ao longo dos últimos anos, passaram por uma série de desgastes oriundos de temas políticos distintos.

Ainda assim, os temas debatidos junto ao nome do ex-presidente se mantiveram os mesmos: anistia, disputa sobre o público da manifestação, julgamento e possíveis consequências legais, o papel do governador Tarcísio de Freitas e decisões do TCU sobre joias sauditas. A ausência de novos temas também pode corroborar a hipótese de que o ponto da virada do debate sobre Bolsonaro, ainda que momentâneo, está no fato de este cluster reivindicar o protagonismo a partir da manifestação na rua, motivando e provocando a reação do campo antibolsonarista.

[ad_2]

Fonte: ICL Notícias

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Esta pode ser a cura para a calvície!

Cientistas descobriram que uma proteína específica está por trás da interrupção do crescimento dos cabelos Compartilhe esta matéria Pesquisadores da Austrália e de Cingapura anunciaram...

Alunos de Enfermagem da FMF realizarão ação com diversos serviços no Parque das Tribos

Alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Martha Falcão Wyden vão realizar uma ação social como parte da atividade de extensão nesta quinta-feira (26/10),...
spot_imgspot_img