GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, abril 25, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Pesquisadores de quatro nacionalidades buscam conhecimento na Amazônia



Vista aérea da Comunidade Tumbira, na RDS do Rio Negro, no Amazonas (Luiz André Nascimento/Cenarium)

24 de abril de 2025

Marcela Leiros – Da Cenarium

MANAUS (AM) – Na Comunidade Tumbira, dentro Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, distante 64 quilômetros de Manaus, no Amazonas, estudantes e professores de universidades estrangeiras embarcaram em uma jornada de conhecimento sobre as comunidades tradicionais do Amazonas durante a “Learning Journeys” (“Jornadas de Conhecimento na Amazônia”, em português), um intercâmbio sociocultural com foco em desenvolvimento sustentável e nos desafios impostos pelas mudanças climáticas na região.

Ao todo, oito alunos de Master in Business Administration (MBA) Executivo, que estudam na França, participaram da imersão voltada à troca de saberes e à vivência de práticas sustentáveis das comunidades tradicionais amazônicas. O grupo era composto por franceses (3), libaneses (2), sauditas (2) e um bareinita.

Leia também: Comunidade ribeirinha recebe influencers e criadores de conteúdo de todo o País para debater sobre a Amazônia
Vinte filhotes de quelônios foram soltos na Comunidade Tumbira (Ricardo Oliveira/Cenarium)

Organizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Fundação Dom Cabral, o roteiro incluiu, no dia 17 de abril, entrevistas com moradores da comunidade ribeirinha e visita à infraestrutura física e tecnológica da comunidade que se tornou referência na execução de projetos que geram bons resultados, beneficiando seus moradores ao proporcionar a geração de renda com a conservação da floresta em pé.

Visitantes ouvem orientação durante roteiro na Comunidade Tumbira (Luiz André Nascimento/Cenarium)

Os alunos de MBA Executivo e professores puderam experienciar alguns dos desafios enfrentados na região, assim como testemunhar a possibilidade de crescimento econômico respeitando a natureza, como observou o professor e diretor do Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral, Heiko Spitzeck.

Nós viemos aqui para entender como fazer negócios com a floresta em pé e aproveitar a riqueza que a floresta oferece para fazer negócios que sustentam a comunidade, mas, ao mesmo tempo, preservam a floresta. Então, para nós, é um super prazer, uma aprendizagem de também entender como a Fundação Amazonas Sustentável trabalha com as comunidades para favorecer esse tipo de negócio“, declarou.

Professor Heiko Spitzeck (Luiz André Nascimento/Cenarium)

Tumbira fica localizada às margens do Rio Negro, a 64 quilômetros em linha reta da capital Manaus (AM), na região do Arquipélago de Anavilhanas. No local, a FAS é responsável por implementar ações que visam o crescimento econômico, educacional, cultural e turístico, beneficiando diretamente mais de 140 ribeirinhos.

Artesanato na Comunidade Tumbira (Luiz André Nascimento/Cenarium)
Geração de renda

O turismo é fundamental para a sobrevivência, sendo o principal meio de geração de renda em Tumbira. Com essa atividade é possível melhorar a qualidade de vida das famílias e fortalecer a comunidade.

É o oposto da minha vida normal. E o que eu acho impressionante nesta comunidade é que são apenas 40 famílias, mas a quantidade de trabalho, como os painéis solares, usando a natureza para fazer a criação, acolhendo tantos turistas, e sendo tão amigáveis… É bom ver que é possível, e todo mundo parece feliz, o que é o mais importante“, compartilhou a aluna de MBA de Doha, no Catar, Paprika Le Bourgeois.

A francesa Paprika Le Bourgeois (Luiz André Nascimento/Cenarium)

Às 17h do dia 17 de abril, o dia de visita encerrou com uma surpresa única, que só a Amazônia pode proporcionar: a soltura de 20 filhotes de quelônios no Rio Negro. Ali, admirados pelos visitantes que já estavam quase indo embora, todos se despediram com um “até logo”.

Filhote de quelônio da espécie irapuca (Luiz André Nascimento/Cenarium)



Fonte: Agência Cenarium

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Em áudio | A carta de Einstein que mudou a história da humanidade: ‘Grande erro da minha vida’

Deborah Nicholls-Lee                                             ...

Acordos sobre carne, aviação e Brics devem marcar viagem de Lula ao Vietnã – Mundo – CartaCapital

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o Vietnã como segundo e último destino da sua viagem à Ásia. Lula chegou...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo