spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Prefeito David Almeida abre o maior encontro de planejamento urbano do Brasil e defende soluções integradas para os desafios das cidades

 

O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, na manhã desta quinta-feira, 25/9, a abertura do 11º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InREDE), o maior evento do país dedicado ao futuro das cidades. A cerimônia aconteceu no mirante Lúcia Almeida, no Centro, e reuniu representantes de mais de 40 institutos de planejamento, técnicos, gestores públicos e especialistas do Brasil e do exterior.

O encontro, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), tem como tema “Desenvolvimento Urbano Integrado” e conta com o apoio do Ministério das Cidades, da Cooperação Brasil-Alemanha (GIZ) e do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Em sua fala de abertura, David Almeida, destacou a relevância do encontro para todo o país. “Manaus sedia hoje esse encontro de institutos de planejamento urbano de todo o Brasil, em um dos marcos de desenvolvimento urbano da cidade, que é o mirante Lúcia Almeida. As discussões que serão tratadas aqui servirão de parâmetro para todo o Brasil na questão do desenvolvimento urbano das cidades”, afirmou.

O prefeito lembrou que, há pouco mais de dois anos, o espaço onde hoje funciona o mirante era marcado pela degradação social. “Aqui era uma cracolândia, moradia de mais de cem pessoas em situação de rua, com tráfico de drogas e abandono. Hoje, é um dos pontos turísticos mais visitados de Manaus. Essa transformação mostra o que é possível quando há planejamento e coragem para enfrentar os desafios urbanos”, destacou Almeida.

David Almeida aproveitou a presença de especialistas para ressaltar a complexidade de administrar uma metrópole amazônica. “Manaus é sete vezes maior que o Rio de Janeiro e quase dez vezes maior que São Paulo em território. Levar educação, saúde e infraestrutura para comunidades que estão a 12 horas de distância do centro da cidade é um desafio diário. Nossa cidade cresce, só este ano já são mais de 60 mil novos veículos em circulação, e por isso estamos elaborando o Plano de Mobilidade Urbana, o Plano Municipal de Arborização e o novo aterro sanitário, além do maior programa habitacional da história do município”, afirmou.

Para o presidente do Implurb e vice-presidente da InREDE, Carlos Valente, a realização do encontro na capital amazonense é o reconhecimento do trabalho que a cidade vem realizando. “As pessoas querem conhecer os projetos e as ações de Manaus. Este prédio é um exemplo de desenvolvimento urbano integrado, resultado de planejamento consistente e transformador”, disse.

O evento em Manaus acontece semanas antes da COP30, em Belém, e servirá como espaço de construção de propostas para a agenda climática. O diretor regional do ONU-Habitat para América Latina e Caribe, Elkin Velásquez, participou de forma on-line e ressaltou a importância do papel das cidades amazônicas no enfrentamento às mudanças climáticas.

Para o presidente da InREDE, Artur Bruno, realizar o encontro na Amazônia é simbólico. “Manaus nos lembra que planejamento urbano e preservação ambiental precisam caminhar lado a lado. Estamos às vésperas da COP das Cidades, e esta é a nossa chance de mostrar ao mundo que o Brasil urbano está pronto para ser parte da solução climática. Quem planeja tem futuro, quem não planeja tem destino”, afirmou.

Já a diretora de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades, Cristiana Scorza, enfatizou a importância do diálogo com os municípios. “Estamos relançando a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e precisamos ouvir as cidades para que as políticas saiam do papel e tragam qualidade de vida ao cidadão. Planejamento urbano integrado é o caminho para cidades mais sustentáveis e resilientes”, disse.

Representando a Cooperação Brasil-Alemanha, a arquiteta Cecília Martins destacou a experiência de estar em Manaus. “Participo de muitos encontros, mas este tem um significado especial. Ver de perto os projetos da cidade e conviver com os urbanistas locais traz um diferencial que fortalece a cooperação e reforça a importância da integração entre planejamento e inclusão social”, afirmou.

Com mais de 130 participantes, a programação do 11º InREDE inclui painéis técnicos, debates sobre mobilidade, habitação, mudanças climáticas e governança urbana, além de visitas técnicas a projetos emblemáticos da capital amazonense.

Ao encerrar sua fala, David Almeida reforçou o papel estratégico do encontro. “As discussões feitas aqui em Manaus vão nortear muitas das ações que serão apresentadas na COP30. Estamos mostrando ao Brasil e ao mundo que é possível transformar uma cidade amazônica em referência de planejamento urbano sustentável, preservando 93% do nosso território e investindo em soluções para melhorar a vida da população. Este é o legado que queremos deixar”, concluiu.

Após protestos, Trump vai retirar agentes de imigração de Minnesota

Por Brasil de Fato O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (12)...

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 62 milhões

O prêmio do concurso...

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

experimentos de Israel na região traz receios éticos

Tudo sobre Inteligência Artificial Israel desenvolveu novas ferramentas de inteligência artificial (IA) para obter vantagem na guerra. As tecnologias, às vezes, levaram a consequências...

Projeto Água é Saúde entrega 1.600 filtros a comunidades indígenas do Alto Solimões, no Amazonas

Equipamentos de nanotecnologia filtram e deixam água do rio própria para consumo Comunidades indígenas do Alto Solimões, no Amazonas, receberam 1.600 filtros de nanotecnologia, capazes...