Quatro vítimas de raio em ato de Nikolas Ferreira continuam internadas


 

Por Raquel Lopes

(Folhapress) – Ao menos quatro pessoas seguem internadas nesta segunda-feira (26), em dois hospitais do Distrito Federal, após terem sido atingidas por um raio durante ato em Brasília neste domingo que marcou o fim da caminhada promovida pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).

Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, o episódio deixou 89 vítimas, das quais 47 foram levadas a unidades de pronto-atendimento. Os feridos apresentaram quadros de queimaduras, taquicardia, torção e hipotermia.

Em nota, a Secretaria de Saúde do DF informou que, no Hospital Regional da Asa Norte, três pacientes seguem internados e um paciente foi transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Santa Marta.

Também em nota o Hospital Santa Marta afirmou que a paciente permanece internada na unidade.
Já o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal, que administra o Hospital de Base, que tinha informado que quatro pacientes seguiam em observação na manhã desta segunda-feira (26), afirmou, mais tarde, que eles receberam alta durante a tarde.

Com isso, no fim da tarde, ficou em quatro o número de feridos que seguiam hospitalizados — número que era de oito pessoas na manhã desta segunda-feira (26).

Na saída dos hospitais, os pacientes liberados ainda relatavam calafrios, mesmo após o atendimento. O auxiliar de manutenção Cleodemiro Toletino Porto, 45, contou que, por volta do meio-dia de domingo, sentiu um choque elétrico quando o raio atingiu a área do ato. Segundo ele, logo após o impacto, várias pessoas começaram a cair no chão.

“Eu senti o choque, mas não precisei ser hospitalizado. As pessoas iam sendo socorridas por outras, algumas sendo amparadas no braço”, disse.

Sabrina Gadea e o marido, Renato Gadea, seguravam uma lona com amigos para se proteger da chuva quando ouviram um estrondo. O casal tinha vindo de Guarulhos, na Grande São Paulo, para acompanhar a caminhada e já estava na praça do Cruzeiro aguardando o deputado quando o raio atingiu o local.

Renato afirmou que tentou acalmar as pessoas após o ocorrido e relatou que os bombeiros demoraram a compreender a gravidade da situação, pois estavam posicionados longe do ponto onde houve a descarga atmosférica. “Teve gente que desmaiou e voltou, que foi o nosso caso. Eu acordei sentado no chão. Foi muito forte. Foi de quebrar a perna, sabe?”, diz Renato, que deixou no domingo (25) o Hospital de Base.

O deputado federal encerrou no domingo (25) em Brasília a caminhada que iniciou na última segunda-feira (19) num protesto pela anistia de Jair Bolsonaro (PL). A direita apostava no ato para mobilizar os apoiadores a pressionar o STF (Supremo Tribunal Federal) pela libertação do ex-presidente, preso após ser condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pela tentativa de golpe de Estado.

Apenas Nikolas discursou. O pastor Silas Malafaia, que era esperado, não compareceu. Em sua fala, o parlamentar mandou recados ao STF e à cúpula do Congresso, e ignorou as vítimas da descarga atmosférica no local.

Mais tarde, o parlamentar foi ao Hospital de Base do Distrito Federal, unidade de saúde que recebeu 27 dos feridos no incidente. Visitou pacientes e posou para fotos, cujas imagens foram divulgadas em suas redes sociais.





ICL – Notícias

Internado, Parreira passa por cirurgia no Rio de Janeiro

Guilherme Jeronymo – da Agência Brasil O técnico Carlos Alberto Parreira, de 83...

Número de mortos por terremoto na Venezuela sobe para 1.450

Os terremotos ocorridos na...

Amazonas Repórter

Tudo

Esplanada terá segurança reforçada para monitorar ato pró-anistia

Nesta quarta-feira (7), Brasília terá um forte esquema de segurança e mudanças no trânsito no centro da capital federal por conta...