spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Robocop da vida real? Conheça o robô policial da Tailândia


Ciborgue com IA pode reconhecer suspeitos e detectar armas em meio à multidão; governo local não informa planos nem primeiras impressões.

Captura-de-tela-2025-05-05-164306-1920x1080
Imagem: Reprodução/MGM

Compartilhe esta matéria

Na ficção científica, uma das primeiras áreas essenciais que entregamos para os robôs é a Segurança Pública. As máquinas são, em tese, incorruptíveis. Também são destemidas e incansáveis – e tirariam os seres humanos de situações de risco das ruas.

O filme Robocop, de 1987, é um bom exemplo sobre como as pessoas aceitam bem essa ideia. O longa de baixo orçamento fez tanto sucesso que ganhou sequências, uma série de TV, animações, além de vários jogos para videogame.

Leia mais

Na linha de que a vida imita a arte (e vice-versa), a Polícia Real Tailandesa acaba de exibir sua mais nova aquisição: o robô humanoide AI Police Cyborg 1.0.

A máquina fez sua estreia durante o festival do ano novo tailandês, o Songkran, no mês passado. E tal qual no filme da década de 80, o androide causou bastante impacto. Tanto que virou destaque na imprensa do mundo todo.

O que o Robocop da vida real é capaz de fazer?

  • O AI Police Cyborg 1.0 atuou na segurança de Nakhon Pathom, uma cidade de médio porte no centro do país.
  • O robô de tamanho humano possui câmeras de Inteligência Artificial espalhadas pelo corpo.
  • Essa tecnologia é capaz de fazer reconhecimento facial das pessoas nas ruas, alertando para possíveis alvos com mandado de prisão.
  • O ciborgue também realiza rastreamento de criminosos ou pessoas suspeitas de roubos durante todo o evento.
  • O sistema inteligente busca ainda suspeitos a partir da descrição física, vestimenta, formato do corpo e gênero.
  • O humanoide detecta também armas como pistolas, espadas, facas, entre outros objetos.
  • Segundo a Polícia Real Tailandesa, o robô também possui uma capacidade de “análise de vídeo” – e manda informações em tempo real para o centro de comando.
  • Ele pode acionar ainda drones que sobrevoam o local e as chamadas câmeras CFTV (um sistema de segurança que monitora e grava atividades em um lugar específico).
O AI Police Cyborg 1.0 em ação durante o último Songkran no país – Imagem: Reprodução/Facebook da Polícia Real Tailandesa

Outras experiências

O governo tailandês não divulgou um balanço oficial sobre a estreia desse novo integrante da corporação. O assunto, porém, deve render bastante polêmica ainda, sobretudo a tecnologia de reconhecimento facial.

Vale destacar que vários outros países já fazem testes com esse tipo de inovação. Na Espanha, por exemplo, cães-robôs ajudam nas patrulhas de trânsito. No Reino Unido, eles podem desativar bombas.

Existem também algumas máquinas pensadas exclusivamente para a guerra, com armas acopladas e tudo. É o caso desse robô chinês com um fuzil e desse robô americano da Ghost Robotics.


Bob Furuya

Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.




Fonte: Olhar Digital

ONU denuncia bloqueio contra Cuba e pede que Trump retire medidas

A ONU soa o alerta diante da situação humanitária em Cuba e...

Sem Lula, Trump convoca cúpula com líderes latinos-americanos contra a China

O presidente Donald Trump convocou uma cúpula de chefes de estado latino-americanos,...

STF suspende reunião sobre menção a Toffoli no caso Master

O Supremo Tribunal Federal...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Mises Capital prevê alta explosiva das ações da Méliuz

Mises Capital, um investidor anônimo de Bitcoin, acredita que as ações da brasileira Méliuz SA (CASH3) chegarão a R$ 14,98. Listada na B3,...

PL do DF que protege agressor de mulheres em todo tipo de mídia é aprovado

Um projeto de lei aprovado na terça-feira (26) na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) quer proibir a veiculação da identidade de mulheres agredidas na capital...

Alunos de colégio tradicional no Rio são suspensos após denúncia de racismo

Por Lola Ferreira (Folhapress) — O tradicional Colégio Pedro 2º, no Rio de...