spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Servidores terão reajuste e retroativo em maio se projeto de lei for aprovado, diz governo – CartaExpressa – CartaCapital



O Ministério da Gestão e Inovação trabalha para pagar os salários reajustados dos servidores federais e também dos valores retroativos a janeiro no dia 2 de maio, junto à folha de abril. Para isso, conta com a aprovação no Congresso Nacional de um projeto de lei que dá aval ao pagamento.

“O trabalho junto ao Congresso Nacional será no sentido de que o projeto seja aprovado durante o prazo de vigência da MP, que continuará vigente sem que haja prejuízo para o pagamento dos salários com aumento e dos salários retroativos”, disse a pasta chefiada por Esther Dweck em nota divulgada nesta quinta-feira 27.

O texto em questão deve ser enviado pelo Planalto nesta sexta-feira 28 e substitui uma medida provisória editada por Lula (PT) em dezembro passado, onde o acordo com o funcionalismo federal foi formalizado. O arranjo prevê, entre outras coisas, um aumento salarial de 9% neste ano e a criação de novas regras para gratificações e remunerações.

A verba para reajustar os salários está previsto na Lei Orçamentária Anual para 2025, aprovada com três meses de atraso pelo Congresso. O presidente da República tem 15 dias para sancioná-la. José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, afirmou a jornalistas na quarta-feira que o projeto deve tramitar em regime de urgência.

O regime de tramitação, contudo, depende do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Sob Arthur Lira (PP), os requerimentos de urgência, que visam acelerar o andamento das matérias, levando-as diretamente ao plenário, foram utilizados com frequência. Seu sucessor, porém, tem evitado adotar esse expediente, como mostrou CartaCapital.



Por: Carta Capital

Beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval da Bahia

Por Thiago Domenici – Agência Pública Uma festa realizada no último fim...

Toffoli deixa relatoria de investigação sobre o Banco Master

O ministro Dias Toffoli,...

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Chuvas fortes deixam mais de 100 desalojados em SC; 1 cidade fica submersa

(UOL/Folhapress) – As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina provocaram estragos em...

Grupo AD e Millennium Shopping promovem 6ª edição da liquidação Julho Black Brasil, com descontos de até 70%

Do dia 13 ao 16 de julho, um mix diverso de lojas e produtos estarão com condições especiais para os clientes aproveitarem A AD Shopping,...