spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Termina depoimento de Vorcaro à PF


Um dos sócios do Banco Master, Daniel Vorcaro depôs por cerca de 2h30 à PF (Polícia Federal), nesta terça-feira (30), na sede do STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília. O depoimento foi prestado à delegada Janaína Palazzo, delegada responsável pela investigação.

Também são ouvidos pela PF, separadamente, Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB (Banco de Brasília). O último a falar será Ailton de Aquino Santos, diretor de Fiscalização do BC (Banco Central). Depois dos depoimentos, a delegada vai avaliar a necessidade da acareação determinada pelo ministro Dias Toffoli.

Os depoimentos são acompanhados por um juiz auxiliar do gabinete de Toffoli, relator do caso.

Vorcaro foi o primeiro a depor. Às 17h30, iniciou-se o depoimento de Costa, seguido pelo diretor do BC.

Segundo Toffoli, a investigação busca esclarecer as tratativas envolvendo a suposta fraude de R$ 12 bilhões na venda de carteiras de crédito ao BRB. Caso a PF identifique contradições entre os relatos, poderá ser realizada uma acareação — procedimento previamente autorizado pelo ministro, mas cuja decisão final cabe à Polícia Federal.

Contexto e medidas judiciais

O inquérito tramita sob sigilo desde o fim de novembro, após a PF apontar indícios de participação de autoridades com foro privilegiado. Paralelamente, a 10ª Vara Federal de Brasília determinou a prisão de Vorcaro, de quatro executivos do banco e de mais dois investigados, além do afastamento de Costa do BRB. Vorcaro foi liberado após 12 dias por decisão judicial.

O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Master e de sua corretora de câmbio, inviabilizando o processo de venda anunciado anteriormente.

Segundo as investigações iniciadas em 2024, o banco teria emitido carteiras de crédito insubsistentes vendidas a outra instituição financeira, substituídas posteriormente por ativos sem avaliação técnica adequada.

O modelo de negócio do Master, baseado em papéis garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) com rendimentos acima do mercado, já gerava alerta no setor financeiro.





ICL – Notícias

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo